Home Segurança Marinha do Brasil realiza Operação Jeanne d’Arc em Fortaleza

Marinha do Brasil realiza Operação Jeanne d’Arc em Fortaleza

2 min read
0
0
140

A Marinha do Brasil começou neste sábado (22) e segue até o dia 26 de março, a Operação Jeanne d’Arc em Fortaleza-CE. O treinamento militar conjunto reúne 1.200 militares, sendo metade brasileiros e metade franceses, consolidando-se como um dos maiores exercícios militares realizados no litoral nordestino.

As Forças Armadas francesas serão representadas pela Marinha Nacional Francesa (MNF) e pela 9ª Brigada do Exército da França, unidades especializadas em operações anfíbias. As atividades estão ocorrendo em diferentes pontos da capital cearense, incluindo o Porto do Mucuripe, a Praia de Pecém, o Campo de Instrução General Manoel Theophilo Gaspar de Oliveira Neto (CIGMT) e a Escola de Aprendizes-Marinheiros do Ceará (EAMCE).

O exercício conta com uma ampla estrutura de meios navais, terrestres e aeronavais, destacando-se a presença do Navio Doca Multipropósito Bahia (NDM Bahia), do Porta-Helicópteros Anfíbio Mistral (L9013), da Fragata Surcouf (F711) e da Bateria de Lançadores Múltiplos de Foguetes ASTROS (Bia LMF), equipada com o Míssil Antinavio Nacional de Superfície (MANSUP). Também serão utilizados carros lagarta anfíbios, helicópteros UH-15 Super Cougar e diversas embarcações e viaturas militares.

A Operação Jeanne d’Arc terá ainda um papel estratégico na formação de cadetes franceses da Escola de Aplicação para Oficiais, promovendo o intercâmbio de conhecimento e o fortalecimento da cooperação entre as marinhas do Brasil e da França. O treinamento conjunto busca aprimorar capacidades operacionais e desenvolver novas doutrinas e procedimentos para ambos os países.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais por Kátia Alves
Carregar mais Segurança

Deixe um comentário

Verifique também

CAIXA Cultural Fortaleza recebe segunda edição do Festival Danças de Enfrentamento

Começa nesta quinta-feira, 1° de maio, o Festival Danças de Enfrentamento – 2ª edição, que…