
O período de entrega da declaração do Imposto de Renda 2025 começou no dia 17 de março e vai até o dia 31 de maio. O programa gerador da declaração, referente ao ano-base 2024, está disponível para download em smartphones com sistemas operacionais Android e iOS por meio das lojas de aplicativo de cada sistema. Já o programa para ser baixado em computador estará disponível no site da Receita Federal.
Para realizar a declaração deste ano, além do cuidado em reunir toda a documentação necessária, o contribuinte precisa estar alerta em relação aos cuidados necessários para proteger seus dados pessoais. Afinal, por se tratarem de dados sensíveis, são necessárias algumas precauções para diminuir o risco de fraudes e golpes.
Josué Fama, Data Protection Officer (Responsável pela Proteção de Dados) do Instituto Atlântico, fornece orientações fundamentais para a realização da declaração do imposto de renda com segurança:
Assegurar-se de que seu antivírus e firewall estejam atualizados e ativados;
Evitar o uso de redes de internet públicas ou Wi-Fi compartilhado, optando por conexões privadas e seguras;
Utilizar o aplicativo Meu Imposto de Renda, disponível para Android e iPhone (iOS), garantindo que esteja atualizado para a versão de 2025;
Nunca compartilhar informações pessoais ou financeiras com terceiros, nem as envie por e-mail ou mensagem de texto;
Manter o sistema operacional e os programas de seu computador e smartphone sempre atualizados;
Verificar a autenticidade do site da Receita Federal antes de acessá-lo, observando se possui o protocolo “https://” e um cadeado fechado na barra de endereço do navegador;
Ao concluir a declaração, é necessário fazer o logout e fechar todas as janelas do navegador;
Evitar conectar dispositivos USB de terceiros ou de pessoas desconhecidas em seu computador pessoal, ou corporativo.
Um dos maiores riscos é a utilização de computadores de uso público, o que aumenta a chance de vazamentos de dados. “Isso ocorre porque esses computadores são acessíveis a todos, o que facilita a instalação de programas maliciosos, como malware e keyloggers, que podem capturar informações confidenciais. Além disso, os usuários não têm controle sobre a segurança dessas máquinas, o que possibilita que outras pessoas instalem softwares nocivos.”, alerta Josué Fama.
A Receita Federal continua oferecendo acesso às informações pré-preenchidas em 2025, simplificando o processo de preenchimento e verificação das informações contidas na declaração, evitando erros no momento do preenchimento. Essas informações incluem rendimentos, deduções, bens, direitos, dívidas e ônus reais, que são importadas da declaração do ano anterior, do carnê-leão e das declarações de terceiros, como fontes pagadoras, imobiliárias ou serviços médicos.