
O Ceará é bicampeão cearense. Na tarde deste sábado (22), o Vovô empatou com o Fortaleza em 1 a 1 no Castelão e conquistou seu 47º título estadual.
O Alvinegro de Porangabuçu venceu o jogo de ida por 1 a 0, gol de Fernando Sobral. A vitória deu a vantagem do empate para o Vozão e na partida desse sábado, Pedro Raul marcou o gol do título.
O Leão abriu o placar aos 13 minutos do segundo tempo, com Lucas Sasha, cinco minutos após a equipe tricolor ter perdido um jogador, o zagueiro Gastón Ávila, expulso por falta em Fernando Sobral.
O Fortaleza perdeu o atacante Renato Kayzer, que sentiu uma lesão na coxa direita aos 38 minutos e ficou em campo sem condições de jogo até o apito final.
Pelo segundo ano consecutivo, o Vozão conquistou a taça do Campeonato Cearense. Na campanha deste ano, o Ceará venceu sete duelos e empatou um. Além disso, terminou com o melhor ataque e a melhor defesa da competição.
Com a conquista, o Vovô tem agora o maior número de títulos cearense, um a mais que o Fortaleza.
Jogo

Jogo nervoso e muito truncado nos primeiros minutos, sem chances de gol para ninguém. Com quase 20 minutos de jogo, nenhum dos clubes consegue acertar uma finalização no gol. O atacante Marinho, do Fortaleza, cansado da inércia dos dois times, arriscou jogada individual e entortou um defensor. Ele conseguiu cruzamento perigoso, mas a defesa alvinegra afastou para escanteio.
Aos 32 minutos ocorre o lance de maior tensão até então. Matheus Bahia, do Ceará, disputa bola com Yago Pikachu, do Fortaleza. O árbitro entendeu que Bahia agrediu Pikachu e deu cartão vermelho para o lateral-esquerdo do Vovô. Após muita discussão, o VAR chamou o árbitro Rafael Rodrigo Klein que anulou o vermelho, dando amarelo para o defensor alvinegro.
Com a bola nos pés é o Fortaleza que mais tenta mudar o placar. Aos 41 minutos, Moisés pega sobra de escanteio e solta uma bomba de primeira. A bolsa sai acima da trave do goleiro Bruno Ferreira, levando perigo. O Ceará resolveu se arriscar nos acréscimos da primeira etapa. O time ronda a área tricolor perigosamente. Primeiro com finalização de Pedro Raul que carimba a zaga. Em seguida, Fabiano Souza tenta cruzamento que é cortado para escanteio. Foi nessa cobrança de escanteio que Marlon quase marca. Ele sobe mais que todo mundo e cabeceia para o chão. A bola passa raspando a meta defendida por João Ricardo.
Segundo tempo
Pensando em não perder jogadores expulsos, o técnico tricolor Juan Pablo Vojvoda sacou Britez e Bruno Pacheco, mandando a campo Gastón Ávila e Diogo Barbosa. A entrada de Ávila, porém, se revela desastrosa. Com 5 minutos de jogo, o zagueiro argentino dá uma tesoura em Fernando Sobral e acaba expulso. No primeiro duelo, foi o mesmo Ávila que cometeu pênalti convertido em gol na vitória alvinegra.
Mesmo em desvantagem, o Fortaleza foi à luta. O Leão cobra escanteio e a bola chega na cabeça de Renato Kayzer que desvia de cabeça, a bola chega em Lucas Sacha que manda para as redes. 1 x 0, Leão. O gol foi anulado pela arbitragem, mas o VAR interveio e confirma o gol aos 13 minutos. O resultado iguala o placar agregado, com a partida indo para os pênaltis.
Com vantagem no placar e um homem a menos, o Fortaleza se retrai para se defender e aproveitar os contra-ataques. O jogo fica mais corrido e o Ceará aumenta a intensidade em busca do gol de empate. A igualdade no placar vem aos 2 minutos. Fabiano Souza acerta cruzamento e encontra Pedro Raul no meio da área. O centro-avante alvinegro cabeceou com muita categoria. 1 x 1. O resultado volta a dar o título para o Vovô.
O Leão partiu para o tudo ou nada, deixando espaços abertos para o Vovô explorar. Aos 42 minutos, Guilherme faz grande jogada e só é desarmado dentro da grande área. O mesmo Guilherme manda a bola na trave em cobrança de escanteio, mas a bola bate na trave. O Fortaleza parece inerte. Além de jogar com um a menos, Renato Kayzer que havia entrado a poucos minutos se contunde e fica em campo no sacrifício, já que não era possível fazer novas substituições.
Próximos confrontos
As duas equipes nem tem tempo para comemorar ou lamentar. Já na quarta-feira (26) voltam a entrar em campo pela Copa do Nordeste. O Ceará faz um jogo atrasado contra o Bahia, na Fonte Nova, e o Fortaleza pega o CRB, no Castelão. No fim de semana, ambos estreiam na Série A do Brasileirão 2025. Enquanto o Tricolor recebe o Fluminense, o Vozão visita o Bragantino.