Home Esporte Ceará empata com Fortaleza e é bicampeão cearense na Arena Castelão

Ceará empata com Fortaleza e é bicampeão cearense na Arena Castelão

9 min read
0
0
23

O Ceará é bicampeão cearense. Na tarde deste sábado (22), o Vovô empatou com o Fortaleza em 1 a 1 no Castelão e conquistou seu 47º título estadual.

O Alvinegro de Porangabuçu venceu o jogo de ida por 1 a 0, gol de Fernando Sobral. A vitória deu a vantagem do empate para o Vozão e na partida desse sábado, Pedro Raul marcou o gol do título.

O Leão abriu o placar aos 13 minutos do segundo tempo, com Lucas Sasha, cinco minutos após a equipe tricolor ter perdido um jogador, o zagueiro Gastón Ávila, expulso por falta em Fernando Sobral.

O Fortaleza perdeu o atacante Renato Kayzer, que sentiu uma lesão na coxa direita aos 38 minutos e ficou em campo sem condições de jogo até o apito final.

Pelo segundo ano consecutivo, o Vozão conquistou a taça do Campeonato Cearense. Na campanha deste ano, o Ceará venceu sete duelos e empatou um. Além disso, terminou com o melhor ataque e a melhor defesa da competição.

Com a conquista, o Vovô tem agora o maior número de títulos cearense, um a mais que o Fortaleza.

Jogo

Foto: Felipe Santos/Ceará SC

Jogo nervoso e muito truncado nos primeiros minutos, sem chances de gol para ninguém. Com quase 20 minutos de jogo, nenhum dos clubes consegue acertar uma finalização no gol. O atacante Marinho, do Fortaleza, cansado da inércia dos dois times, arriscou jogada individual e entortou um defensor. Ele conseguiu cruzamento perigoso, mas a defesa alvinegra afastou para escanteio.

Aos 32 minutos ocorre o lance de maior tensão até então. Matheus Bahia, do Ceará, disputa bola com Yago Pikachu, do Fortaleza. O árbitro entendeu que Bahia agrediu Pikachu e deu cartão vermelho para o lateral-esquerdo do Vovô. Após muita discussão, o VAR chamou o árbitro Rafael Rodrigo Klein que anulou o vermelho, dando amarelo para o defensor alvinegro.

Com a bola nos pés é o Fortaleza que mais tenta mudar o placar. Aos 41 minutos, Moisés pega sobra de escanteio e solta uma bomba de primeira. A bolsa sai acima da trave do goleiro Bruno Ferreira, levando perigo.  O Ceará resolveu se arriscar nos acréscimos da primeira etapa. O time ronda a área tricolor perigosamente. Primeiro com finalização de Pedro Raul que carimba a zaga. Em seguida, Fabiano Souza tenta cruzamento que é cortado para escanteio. Foi nessa cobrança de escanteio que Marlon quase marca. Ele sobe mais que todo mundo e cabeceia para o chão. A bola passa raspando a meta defendida por João Ricardo.

Segundo tempo

Pensando em não perder jogadores expulsos, o técnico tricolor Juan Pablo Vojvoda sacou Britez e Bruno Pacheco, mandando a campo Gastón Ávila e Diogo Barbosa. A entrada de Ávila, porém, se revela desastrosa. Com 5 minutos de jogo, o zagueiro argentino dá uma tesoura em Fernando Sobral e acaba expulso. No primeiro duelo, foi o mesmo Ávila que cometeu pênalti convertido em gol na vitória alvinegra.

Mesmo em desvantagem, o Fortaleza foi à luta. O Leão cobra escanteio e a bola chega na cabeça de Renato Kayzer que desvia de cabeça, a bola chega em Lucas Sacha que manda para as redes. 1 x 0, Leão. O gol foi anulado pela arbitragem, mas o VAR interveio e confirma o gol aos 13 minutos. O resultado iguala o placar agregado, com a partida indo para os pênaltis.

Com vantagem no placar e um homem a menos, o Fortaleza se retrai para se defender e aproveitar os contra-ataques. O jogo fica mais corrido e o Ceará aumenta a intensidade em busca do gol de empate. A igualdade no placar  vem aos 2 minutos. Fabiano Souza acerta cruzamento e encontra Pedro Raul no meio da área. O centro-avante alvinegro cabeceou com muita categoria. 1 x 1. O resultado volta a dar o título para o Vovô.

O Leão partiu para o tudo ou nada, deixando espaços abertos para o Vovô explorar. Aos 42 minutos, Guilherme faz grande jogada e só é desarmado dentro da grande área. O mesmo Guilherme manda a bola na trave em cobrança de escanteio, mas a bola bate na trave. O Fortaleza parece inerte. Além de jogar com um a menos, Renato Kayzer que havia entrado a poucos minutos se contunde e fica em campo no sacrifício, já que não era possível fazer novas substituições.

Próximos confrontos

As duas equipes nem tem tempo para comemorar ou lamentar. Já na quarta-feira (26) voltam a entrar em campo pela Copa do Nordeste. O Ceará faz um jogo atrasado contra o Bahia, na Fonte Nova, e o Fortaleza pega o CRB, no Castelão. No fim de semana, ambos estreiam na Série A do Brasileirão 2025. Enquanto o Tricolor recebe o Fluminense, o Vozão visita o Bragantino.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais por Kátia Alves
Carregar mais Esporte

Deixe um comentário

Verifique também

CAIXA Cultural Fortaleza recebe segunda edição do Festival Danças de Enfrentamento

Começa nesta quinta-feira, 1° de maio, o Festival Danças de Enfrentamento – 2ª edição, que…