Home Saúde “Março Azul-Marinho”: HGF destaca importância da colonoscopia preventiva

“Março Azul-Marinho”: HGF destaca importância da colonoscopia preventiva

5 min read
0
0
40

O mês de março é marcado pela conscientização e  combate ao câncer colorretal, também conhecido como câncer de intestino. A iniciativa “Março Azul-Marinho” tem como objetivo alertar a população sobre a importância do diagnóstico precoce e da adoção de hábitos saudáveis, contribuindo para a redução dos riscos dessa doença silenciosa, mas extremamente perigosa.

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), são registrados mais de 45 mil novos casos por ano no Brasil. Esse tipo de câncer é o terceiro mais frequente no país e está entre as principais causas de morte por câncer, afetando tanto homens quanto mulheres, principalmente a partir dos 50 anos de idade.

Sintomas e fatores de risco

De acordo com o médico gastroenterologista e endoscopista do HGF, Thiago Saboia, o câncer colorretal costuma ser silencioso e assintomático nas fases iniciais. “Alterações no hábito intestinal, como prisão de ventre ou diarreia persistente, presença de sangue nas fezes, perda de peso inexplicada e anemia sem causa aparente são sinais de alerta que devem ser investigados”, explica o especialista.

Entre os principais fatores de risco estão idade avançada, histórico familiar da doença, obesidade, sedentarismo e alimentação inadequada. A boa notícia é que o câncer colorretal pode ser prevenido com a adoção de hábitos saudáveis e, principalmente, com a realização da colonoscopia, exame que permite identificar e remover pólipos, lesões benignas que podem evoluir para câncer ao longo do tempo. “É um procedimento seguro, realizado com sedação, ou seja, sem dor ou desconforto durante o exame”, destaca.

Serviço de endoscopia do HGF é referência em prevenção e diagnóstico

O Hospital Geral de Fortaleza (HGF), equipamento da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), desempenha papel essencial na luta contra o câncer colorretal. Com um serviço de endoscopia estruturado e com atendimentos diários, o hospital que é referência no atendimento de alta complexidade no estado, atende pacientes encaminhados da rede pública, de ambulatórios e da emergência.

Em 2024, o setor de Endoscopia do HGF realizou mais de 12 mil exames, sendo 2.340 colonoscopias [média de 195 exames por mês], reforçando o compromisso da instituição com a prevenção.

Conscientização salva vidas

A campanha “Março Azul-Marinho” é promovida nacionalmente por entidades como a Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva (Sobed) e a Federação Brasileira de Gastroenterologia (FBG). O HGF participa ativamente da iniciativa, reforçando a importância da prevenção e incentivando a população a realizar exames periódicos.

“Essa campanha tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância da prevenção do câncer colorretal e incentivar hábitos de vida mais saudáveis. A mensagem é clara: o câncer colorretal pode ser prevenido. Basta fazer o rastreamento adequado e manter os cuidados com a saúde”, ressalta o especialista.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais por Kátia Alves
Carregar mais Saúde

Deixe um comentário

Verifique também

CAIXA Cultural Fortaleza recebe segunda edição do Festival Danças de Enfrentamento

Começa nesta quinta-feira, 1° de maio, o Festival Danças de Enfrentamento – 2ª edição, que…