
O dia 19 de março é dedicado a São José, padroeiro do Ceará, mas a data também celebra o Dia Mundial do Cuscuz, um prato delicioso e nutritivo que agrada diversos paladares. No Estado, ele está presente desde o café da manhã, na merenda até no jantar, e é uma ótima opção de substituto para o pão com manteiga. Bem quentinho, o alimento pode ser consumido sozinho ou com diversos acompanhamentos, que podem ser doces ou salgados.
A origem do cuscuz é provavelmente dos povos berberes, do Norte da África. A iguaria chegou ao Brasil junto com os portugueses no início da colonização e ao longo do tempo, o cuscuz foi criando sua identidade brasileira e assumindo diversas variações. E hoje em dia é uma das principais riquezas imateriais da região Nordeste. A sua preparação pode ser feita de milho, milheto, trigo, arroz, cevada e sorgo.
Em 2020, o cuscuz foi reconhecido como Patrimônio Imaterial da Humanidade pela Unesco. Hoje, 19 de março, o Contexto Noticias traz três receitas fáceis para você preparar esse alimento que é muito nutritivo e saboroso que pode ser consumidor a qualquer momento do dia. Acompanhe!
Cuscuz Nordestino
Ingredientes: 250 g de farinha de milho em flocos; 1 colher de chá de sal; 1 colher de sopa de polvilho; 400 ml de água, aproximadamente.
Modo de preparo:
- Misture a farinha, o sal e o polvilho numa tigela;
- Acrescente a água aos poucos e misture bem, até formar uma farofa úmida, mas não muito molhada. Deixe descansar por cerca de 10 minutos. O polvilho serve para deixar a massa mais compacta, mas pode fazer sem ele;
- Encha a parte inferior da cuscuzeira com água até a metade e leve ao fogo para ferver;
- Coloque a massa do cuscuz na parte de cima do cuscuzeiro nivelando a superfície sem apertar. A massa tem que ficar soltinha para o vapor circular durante o cozimento;
- Tampe e deixe cozinhar em fogo baixo por cerca de 15 minutos, até começar a exalar aroma e a soltar das laterais da forma;
- Sirva quente em fatias, regado a gosto com manteiga, melado, leite de coco ou leite, que pode ser frio ou quente, adoçado ou não. É um acompanhamento muito versátil para legumes, carne, peixe, ovos, queijo, coco e doces.
Cuscuz recheado com calabresa e requeijão
Ingredientes: 1/2 xícara de farinha de milho flocada; aproximadamente 1/2 xícara de água; sal a gosto; requeijão de bisnaga (a gosto); calabresa fatiada (a gosto); e margarina para untar a cuscuzeira.

Modo de Preparo:
- Em um recipiente, misture a farinha de milho e o sal.
- Adicione a água aos poucos, misturando bem até que a farinha esteja completamente hidratada.
- Unte a cuscuzeira com margarina e coloque metade da massa na base.
- Adicione uma camada de requeijão e distribua as fatias de calabresa por cima.
- Cubra com o restante da massa.
- Tampe a cuscuzeira e leve ao fogo médio por cerca de 15 minutos.
- Após esse tempo, adicione um pouco de manteiga ao cuscuz e desligue o fogo.
- Desenforme com cuidado e sirva em seguida.
Cuscuz de coco com banana
Ingredientes: 2 xícaras de fubá de milho; 1 xícara de leite de coco; 1/2 xícara de açúcar; e 2 bananas maduras fatiadas.

Modo de preparo:
1. Misture o fubá de milho com o leite de coco e o açúcar em uma tigela.
2. Cozinhe na cuscuzeira por cerca de 15 minutos.
3. Retire do fogo e adicione as bananas fatiadas sobre o cuscuz quente.
4. Sirva com mais leite de coco por cima para um toque cremoso.