
A Serasa Experian divulgou pesquisa sobre o perfil da mulher empreendedora no país. O estudo revela uma transformação nas motivações que levam as brasileiras a abrir seus próprios negócios, além de um panorama das diferenças de gênero no empreendedorismo, comparado com a primeira edição realizada em 2022.
Em 2022, a independência financeira era o principal motivo para 40% das mulheres empreendedoras, enquanto a flexibilidade de tempo ocupava o segundo lugar com 29%. Em 2025, a flexibilidade de tempo subiu para 46% e a independência financeira permaneceu em 40%. A busca por realização pessoal caiu de 24% para 18%, enquanto a necessidade de uma renda complementar aumentou de 21% para 24%. A motivação de ganhar mais se manteve estável, com 20%, mas agora ocupa a quarta posição.
A pesquisa também destacou as dificuldades enfrentadas pelas mulheres empreendedoras no ambiente de trabalho. De acordo com o levantamento, 71% das entrevistadas sentem que ainda é desafiador em conciliar suas responsabilidades familiares com as demandas profissionais. Outro dado mostra que 68% das mulheres afirmam enfrentar preconceito ao tentar se destacar e assumir cargos de liderança.
Mariana Figueiredo, diretora de produtos para pequenas e médias empresas da Serasa Experian, também reforçou a importância de compreender as mudanças no contexto do empreendedorismo feminino.
“É muito relevante acompanhar esta evolução entre as duas ondas da pesquisa pois nosso objetivo é apoiar as PMEs e as mulheres em toda a sua jornada, entendendo suas transformações e motivações para a criação de produtos e serviços aderentes as suas necessidades, além de fornecer conteúdo de qualidade que facilite a gestão do negócio”, comentou.