Home Saúde Harvard aponta que o consumo regular de iogurte pode reduzir o risco de câncer de intestino

Harvard aponta que o consumo regular de iogurte pode reduzir o risco de câncer de intestino

3 min read
0
0
110

Comer iogurte duas ou mais vezes por semana pode reduzir o risco de câncer de cólon, de acordo com um novo estudo liderado por pesquisadores da Harvard TH Chan School of Public Health e Mass General Brigham. Eles descobriram que o consumo regular de iogurte pode causar alterações no microbioma intestinal que protegem contra um certo tipo de tumor agressivo. O estudo foi publicado em 12 de fevereiro na Gut Microbes.

Os pesquisadores analisaram dados de mais de 150.000 pessoas que foram acompanhadas por pelo menos três décadas. Eles descobriram que as pessoas que comem iogurte regularmente tendem a ter taxas mais baixas de câncer colorretal proximal positivo para Bifidobacterium, uma espécie bacteriana encontrada no iogurte.

Pacientes com câncer de cólon proximal (que ocorre no lado direito do cólon) geralmente têm piores resultados de sobrevida do que pacientes com câncer de cólon distal (que ocorre no lado esquerdo).

Tomotaka Ugai, co-autor sênior do estudo, disse em um artigo da NPR de 14 de fevereiro que o iogurte parece promover um equilíbrio saudável de bactérias, o que ajuda o intestino a se manter forte e saudável e que pode, por sua vez, ajudar a reduzir o risco de câncer de cólon. Ugai é associada do Departamento de Epidemiologia da Harvard Chan School e instrutora de patologia no Brigham and Women’s Hospital.

Kátia Alves

Editora-chefe do Contexto Notícias é jornalista formada pela Unifanor em 2006, pós-graduada pela Unichristus em MBA em Gerência de Marketing, Assessoria de Comunicação pela Estácio e Língua Portuguesa pela UniAteneu. Foi jornalista da TV Verdes Mares, TV Fortaleza e TV Ceará. Passou pelos site Pirambu News (@pirambunews), Mídia (@somosmidia) e Conexão 085 (@conexao085oficial). Passou pelas assessorias do Instituto Isa Magalhães e Superintendência Federal de Agricultura.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais por Kátia Alves
Carregar mais Saúde

Deixe um comentário

Verifique também

CineMaterna exibe “Mestres do Universo” na próxima terça-feira (16) no RioMar Kennedy

Na próxima terça-feira (16), às 14h, será realizada mais uma edição do CineMaterna na Ciné…