
Em 2025, o Carnaval em Fortaleza será impactado por condições climáticas adversas, segundo apontam previsões do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) e da Tábua das Marés do Centro de Hidrografia da Marinha (CHM). A folia deve ser marcada por chuvas intensas e maré alta com ondas que ultrapassam os três metros, o que pode afetar a programação de eventos e atividades ao ar livre na cidade.
O INMET prevê para os próximos dias em Fortaleza uma predominância de “muitas nuvens com pancadas de chuva e trovoadas isoladas”, condição que se estenderá durante o sábado, domingo e segunda-feira de Carnaval. A previsão da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) também confirma a possibilidade de chuvas e trovoadas em diversas regiões do Ceará.
Dados do CHM, tendo como base a Praia do Mucuripe, indicam que, neste sábado (1º), a Capital deve registrar ondas acima dos três metros: 5h36 (3,08m) e 17h53 (3,22m). Essa tendência também segue no domingo e na segunda-feira de Carnaval, que registram maré alta de 3,11m (18h38) e 3m (7h01), respectivamente. Por sua vez, o nível da maré mais alta de terça-feira (4) não deve passar de 2,82m.
Diante dessas previsões, autoridades recomendam cautela aos banhistas e navegadores, especialmente em horários de maré alta. É aconselhável evitar áreas de risco, como orlas e encostas, bem como ficar atento às orientações das equipes de segurança e defesa civil.