Home Saúde Vai curtir a folia? Especialista destaca a importância da hidratação para curtir o Carnaval com saúde

Vai curtir a folia? Especialista destaca a importância da hidratação para curtir o Carnaval com saúde

5 min read
0
0
30

O Carnaval é pura animação, mas a hidratação muitas vezes fica de lado. O calor, o sol e a agitação aumentam a perda de líquidos, agravada pelo álcool, que acelera a eliminação de água e minerais essenciais. A desidratação compromete funções vitais e pode causar tontura, fadiga e ressaca. Beber água regularmente ajuda a manter o corpo equilibrado e a aproveitar a folia sem prejuízos.

Pesquisas indicam que a água é tão essencial para a vida que a perda de mais de 4% do total de água corporal já desencadeia sintomas de desidratação, e, caso essa perda ultrapasse 15%, pode se tornar fatal.

Segundo a nutricionista e docente do Centro Universitário UniFanor Wyden, Izabel Campelo, algumas estratégias simples podem ajudar a manter a hidratação em dia. Ela recomenda beber pelo menos 200 ml de água a cada hora, mesmo sem sentir sede, intercalar cada copo de bebida alcoólica com um copo de água ou água de coco e optar por alimentos ricos em água, como melancia, melão, abacaxi e vegetais.

“Além da água, algumas bebidas naturais ajudam a repor eletrólitos perdidos e podem atenuar os efeitos da ressaca. A água de coco, por exemplo, é rica em potássio e reidrata rapidamente o organismo, enquanto o suco de melancia fornece água, minerais e antioxidantes que reduzem a inflamação. Já o chá de gengibre auxilia na digestão e alivia náuseas, e os isotônicos naturais, feitos com limão, mel e sal, contribuem para o equilíbrio eletrolítico.”, explica a nutricionista.

A falta de hidratação é uma realidade comum entre os foliões, que passam horas caminhando de bloco em bloco sob o sol escaldante sem ingerir um único copo de água. Esse hábito pode causar desde sintomas leves, como sede intensa e redução do volume urinário, até complicações mais graves, como irritabilidade, confusão mental, febre, injúria renal aguda e cálculos renais.

Outro problema recorrente no Carnaval é o consumo exagerado de álcool, e a nutricionista alerta que algumas medidas podem minimizar seus efeitos no organismo.

“  Sempre intercalar cada drink com um copo de água ou água de coco, fazer uma refeição equilibrada antes de começar a beber, preferindo alimentos ricos em carboidratos e gorduras boas para retardar a absorção do álcool, estabelecer um horário para encerrar o consumo de bebidas e dar tempo ao corpo de processá-las antes de dormir e optar por drinks mais diluídos, como gin tônica, que possuem menor teor alcoólico.”, afirma a docente.

Adotar essas práticas simples contribui para manter o bem-estar e a energia alta, garantindo que os foliões curtam todos os dias de festa sem comprometer a saúde.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais por Kátia Alves
Carregar mais Saúde

Deixe um comentário

Verifique também

CAIXA Cultural Fortaleza recebe segunda edição do Festival Danças de Enfrentamento

Começa nesta quinta-feira, 1° de maio, o Festival Danças de Enfrentamento – 2ª edição, que…