Home Segurança Ciopaer/SSPDS realiza transporte de gêmeos gemelares de Iguatu para Fortaleza

Ciopaer/SSPDS realiza transporte de gêmeos gemelares de Iguatu para Fortaleza

4 min read
0
0
32

A missão em realizar um atendimento ágil na condução de pacientes de alta complexidade faz parte do dia a dia de equipes da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS/CE), que é referência no atendimento e deslocamento de pacientes para unidades de saúde do Estado. Na última sexta-feira (14), dois recém-nascidos prematuros, de 32 semanas e cinco dias, com 1,6 kg cada, foram transportados do município de Iguatu, até uma maternidade em Messejana.

A mãe teve uma gravidez gemelar, que também é chamada de gravidez múltipla, que ocorre quando em vez de um, dois ou mais bebês crescem e se desenvolvem no útero. Os recém-nascidos, um menino e uma menina, apresentaram desconforto respiratório. A menina apresentou sinais de maior gravidade. Diante disso, os irmãos foram transportados na mesma incubadora neonatal, um com ventilação mecânica e o outro no suporte de oxigênio. Ao chegarem na Capital, um dos bebês necessitou ser entubado, devido à evolução do desconforto respiratório. Os irmãos foram transferidos pela aeronave Fênix 06 até Fortaleza e foram para a mesma UTI neonatal. O acionamento da aeronave se deu a partir do agravamento clínico de um dos recém-nascidos.

Foto: Ascom SSPDS

Durante o voo, os irmãos seguiram bem, devido às condições da aeronave Fênix 6 e dos equipamentos, bem como a preparação dos profissionais do aeromédico, formado por médicos, enfermeiros e profissionais da segurança pública. Os bebês pousaram em Fortaleza às 17h40 e seguem internados em unidade hospitalar, em Messejana, referência em atendimento neonatal de alta complexidade.

Foto: Ascom SSPDS

Segundo transporte aeromédico em uma semana 

Já no fim de semana, uma mulher de 45 anos, que encontrava-se com quadro de traumatismo craniano grave, politraumatismos, choque hemorrágico e dificuldade respiratória necessitou de transporte aeromédico após ser uma das vítimas de um acidente registrado em Miraíma (AIS 17). A paciente precisou ser transportada devido ter evoluiu para uma parada cardiorrespiratória. Diante disso, foi iniciado suporte avançado da vítima e, então, o transporte aeromédico seguiu até a base Ciopaer Sobral, localizada no município de Sobral (AIS 14).

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais por Kátia Alves
Carregar mais Segurança

Deixe um comentário

Verifique também

Impactos invisíveis: psicóloga explica como traumas psicológicos na infância repercutem na vida adulta

Os traumas psicológicos na infância, muitas vezes negligenciados ou minimizados, represent…