
O governador Elmano de Freitas visitou, neste sábado (25), o jovem Marlisson Emanuell, que foi aprovado no vestibular de medicina da Universidade de São Paulo (USP), a maior instituição de ensino superior da América Latina. Morador do bairro Novo Parque Iracema, em Maranguape, na Região Metropolitana d/e Fortaleza (RMF), Marlisson foi estudante de escola pública durante toda a sua vida.
Além do governador, o prefeito de Maranguape, Átila Câmara (PSB), também esteve presente na surpresa ao jovem para parabenizá-lo pela conquista. O encontro foi registrado nas redes sociais.
“Marlisson é um dos 633 cearenses que alcançaram mais de 950 pontos na redação do Enem. O Ceará ocupa o 1º lugar no ranking nacional de alunos que atingiram essa marca. Parabéns, Marlisson! Parabéns também a todos os estudantes que estão realizando o sonho de ingressar em uma faculdade, além dos professores e demais profissionais que tornam a educação do Ceará um destaque nacional”, destacou o governador Elmano, em publicação nas redes sociais.
Conforme o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), 2.598 cearenses obtiveram nota entre 950 e 1000 na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Entre esses participantes, 663 são alunos da rede pública de ensino do Ceará, sendo o 1º no ranking nacional.
Em relação aos inscritos que conseguiram pontuar entre 980 e 1000 na redação, 32 alunos são das escolas públicas cearenses. O Enem 2024 teve apenas 12 candidatos que atingiram a nota máxima na prova escrita, considerada a menor quantidade em dez anos. Entre os destaques está o professor Elivandro Rodrigues, sendo o único cearense a obter nota 1000 na redação.
Destaque no ensino público
Marlisson estudou na Escola Municipal Clóvis Monteiro e fez o ensino médio na Escola Estadual Salaberga Gomes de Matos, ambas instituições públicas localizadas em Maranguape. Na ocasião, o jovem maranguapense afirmou que quer cursar medicina “somente para cuidar das pessoas”.
“Agradeço a ele e a seus pais, Juraílson e Eliseuda, pela acolhida a mim e ao governador, e deixo meu abraço de parabéns a todos que fazem a Salaberga, bem como a todos os professores que fizeram parte dessa marcante conquista. Que ele possa seguir o caminho, fazendo o bem e inspirando outros alunos da escola pública, pois a Educação tem essa capacidade de transformar a vida das pessoas”, disse o prefeito Átila.
Vaquinha
Como forma de se manter em São Paulo, além da aquisição de material didático e instrumentos de uso em sala de aula, o aluno fez uma vaquinha.
“Qualquer contribuição será muito bem-vinda e fará uma grande diferença na minha trajetória”, ressaltou Marlisson, ao fornecer a chave Pix 08287141346, registrada em nome de Marlisson Emanuel da Silva Barbosa.