Home Geral Elmano visita aluno de escola pública de Maranguape que foi aprovado em medicina na USP

Elmano visita aluno de escola pública de Maranguape que foi aprovado em medicina na USP

5 min read
0
0
18

O governador Elmano de Freitas visitou, neste sábado (25), o jovem Marlisson Emanuell, que foi aprovado no vestibular de medicina da Universidade de São Paulo (USP), a maior instituição de ensino superior da América Latina. Morador do bairro Novo Parque Iracema, em Maranguape, na Região Metropolitana d/e Fortaleza (RMF), Marlisson foi estudante de escola pública durante toda a sua vida.

Além do governador, o prefeito de Maranguape, Átila Câmara (PSB), também esteve presente na surpresa ao jovem para parabenizá-lo pela conquista. O encontro foi registrado nas redes sociais.

“Marlisson é um dos 633 cearenses que alcançaram mais de 950 pontos na redação do Enem. O Ceará ocupa o 1º lugar no ranking nacional de alunos que atingiram essa marca. Parabéns, Marlisson! Parabéns também a todos os estudantes que estão realizando o sonho de ingressar em uma faculdade, além dos professores e demais profissionais que tornam a educação do Ceará um destaque nacional”, destacou o governador Elmano, em publicação nas redes sociais.

Conforme o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), 2.598 cearenses obtiveram nota entre 950 e 1000 na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Entre esses participantes, 663 são alunos da rede pública de ensino do Ceará, sendo o 1º no ranking nacional.

Em relação aos inscritos que conseguiram pontuar entre 980 e 1000 na redação, 32 alunos são das escolas públicas cearenses. O Enem 2024 teve apenas 12 candidatos que atingiram a nota máxima na prova escrita, considerada a menor quantidade em dez anos. Entre os destaques está o professor Elivandro Rodrigues, sendo o único cearense a obter nota 1000 na redação.

Destaque no ensino público 

Marlisson estudou na Escola Municipal Clóvis Monteiro e fez o ensino médio na Escola Estadual Salaberga Gomes de Matos, ambas instituições públicas localizadas em Maranguape. Na ocasião, o jovem maranguapense afirmou que quer cursar medicina “somente para cuidar das pessoas”.

“Agradeço a ele e a seus pais, Juraílson e Eliseuda, pela acolhida a mim e ao governador, e deixo meu abraço de parabéns a todos que fazem a Salaberga, bem como a todos os professores que fizeram parte dessa marcante conquista. Que ele possa seguir o caminho, fazendo o bem e inspirando outros alunos da escola pública, pois a Educação tem essa capacidade de transformar a vida das pessoas”, disse o prefeito Átila.

Vaquinha

Como forma de se manter em São Paulo, além da aquisição de material didático e instrumentos de uso em sala de aula, o aluno fez uma vaquinha.

“Qualquer contribuição será muito bem-vinda e fará uma grande diferença na minha trajetória”, ressaltou Marlisson, ao fornecer a chave Pix 08287141346, registrada em nome de Marlisson Emanuel da Silva Barbosa.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais por Kátia Alves
Carregar mais Geral

Deixe um comentário

Verifique também

CAIXA Cultural Fortaleza recebe segunda edição do Festival Danças de Enfrentamento

Começa nesta quinta-feira, 1° de maio, o Festival Danças de Enfrentamento – 2ª edição, que…