Home Geral Mais Infância Ceará é destaque em intercâmbio com alunos de Harvard

Mais Infância Ceará é destaque em intercâmbio com alunos de Harvard

4 min read
0
0
18

Alunos de pós-graduação em Saúde Pública da Universidade de Harvard estão conhecendo iniciativas implementadas no Ceará como parte da 17ª edição do Curso Colaborativo em Saúde Pública Harvard-Brasil, realizado pela quarta vez no Estado.

A Secretaria da Proteção Social (SPS) é uma parceira chave na colaboração entre Harvard, a Universidade Federal do Ceará (UFC) e o Instituto da Primeira Infância (IPREDE), com o objetivo de promover o intercâmbio de conhecimentos sobre políticas públicas.

Na última sexta, alunos realizaram visita técnica a equipamentos vinculados à SPS, aprofundando-se em políticas públicas voltadas para o desenvolvimento infantil, saúde e assistência social, e adquirindo uma perspectiva prática do que é realizado no Ceará.

Os equipamentos escolhidos foram o Complexo Social Mais Infância e Cidade Mais Infância, que integram o programa Mais Infância Ceará. Durante as visitas, os alunos puderam compreender a aplicabilidade e os resultados dessas políticas.

A professora da UFC e cientista-chefe da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), Márcia Machado, destacou que a avaliação das políticas tem mostrado resultados positivos, especialmente na melhoria das relações de parentalidade. “É uma intervenção que traz benefícios não apenas para as crianças, mas também para o fortalecimento das relações familiares e para o ciclo de vida como um todo”, afirmou.

Foto: Ascom SPS

Ao final do curso, os alunos apresentam projetos que refletem as vivências práticas e as novas perspectivas adquiridas durante a imersão nas políticas públicas do Ceará.

Para o secretário-executivo da Infância, Família e Combate à Fome da SPS, Caio Cavalcanti, a parceria entre as instituições envolvidas é fundamental para fortalecer o diálogo entre teoria e prática nas políticas públicas.

“A oportunidade de ver, na prática, como as políticas públicas do Ceará impactam diretamente a vida das crianças e famílias é uma experiência valiosa para os alunos. Isso ajuda a consolidar o conhecimento acadêmico e proporciona uma visão mais ampla das realidades sociais que essas políticas buscam transformar”, declarou.

Cavalcanti também ressaltou a importância do Mais Infância Ceará, que tem contribuído para a redução das desigualdades e promovido o desenvolvimento integral das crianças, com foco em educação, saúde, segurança alimentar e bem-estar familiar. “O programa é um modelo de política pública que integra diversas áreas de atuação e serve de referência para outros estados e países”, concluiu o secretário.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais por Kátia Alves
Carregar mais Geral

Deixe um comentário

Verifique também

CAIXA Cultural Fortaleza recebe segunda edição do Festival Danças de Enfrentamento

Começa nesta quinta-feira, 1° de maio, o Festival Danças de Enfrentamento – 2ª edição, que…