Home Educação Estudante cearense da rede pública de ensino tira mais de 900 na redação do Enem

Estudante cearense da rede pública de ensino tira mais de 900 na redação do Enem

6 min read
0
0
18

A dedicação de professores e alunos da rede pública do Ceará tem somado, ano após ano, bons resultados no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), realizado pelo Ministério da Educação (MEC). Em 2024 não foi diferente. Na redação, por exemplo, 633 estudantes da rede estadual conquistaram notas superiores a 950 pontos – a nota máxima é de mil pontos. Por trás de cada nota há histórias de vida, sonhos construídos coletivamente e muita preparação.

O estudante, Ícaro Barbosa da Silva, de 18 anos, é um dos exemplos da dedicação dos professores e alunos do Ceará. Ele obteve nota 960 pontos na redação do Enem 2024. O cearense, que concluiu o Ensino Médio na escola Doutor Salomão Alves de Moura, localizada em Aracoiaba, no Maciço de Baturité, destaca a importância dos professores para o resultado.

“Meus professores foram essenciais para minha evolução em produção textual. No meu primeiro ano consegui uma nota de 760 na redação no Enem. Quando iniciou o ano letivo de 2023, eu trabalhei bastante, com a ajuda dos meus professores, principalmente o Rogério França, que até mesmo nos finais de semana estava disponível para tirar minhas dúvidas”, conta Ícaro.

Em relação à redação do Enem 2024, cujo tema foi “Desafios para a valorização da herança africana no Brasil”, o estudante revela que não sentiu dificuldade. “⁠A prova [Enem] estava ótima, não estava tão complexa assim. O tema foi algo excepcional, fácil de trabalhar por ser um assunto que se interliga a alguns outros pontos. Um tema crucial para que a população brasileira não se esqueça das próprias raízes”, avalia.

Professor de Português da Doutor Salomão, Rogério França, de 47 anos, traduz o sentimento de fazer parte dessa conquista. “Quando vejo meus alunos alcançarem suas metas, sou tomado por um turbilhão de emoções. Saber que foi importante na vida de alguém é a melhor sensação que um ser humano pode sentir. Assim, sinto-me parte integrante da escola e da vida dos meus filhos, pois é assim que eu os considero”, diz Rogério.

Professor Rogério França durante ação de reconhecimento ao desempenho de estudantes – Foto: Arquivo Pessoal

Além de Ícaro, cerca de 46 estudantes da escola Doutor Salomão também alcançaram notas acima de 900 pontos na redação.

Estudantes da EEEP Doutor Salomão, em Aracoiaba, participando de simulado de redação em 2024 – Foto: Arquivo Pessoal

Filho da agricultora aposentada Maria Lúcia Barbosa, Ícaro também concluiu o curso técnico de Redes de Computadores na escola. Ele está otimista para pleitear uma vaga no Sistema de Seleção Unificada (SiSU). As inscrições começam no dia 17 de janeiro. “Tentarei Engenharia de Software no campus de Quixadá [da Universidade Federal do Ceará]”, diz.

No Ceará, cada vez mais jovens de escolas públicas ingressam no Ensino Superior. Em 2023, foram 22.531 estudantes aprovados em universidades públicas e privadas. O recorde anterior de aprovados tinha sido 21.217, em 2019.

“É com grande alegria que acolhemos esses resultados, fruto de um trabalho realizado ao longo dos anos, por uma equipe comprometida com a qualidade da escola pública cearense e, principalmente, por estudantes que não medem esforços para sempre aprenderem mais e mais”, acrescenta a diretora da escola Doutor Salomão, Queila Maria de Araújo.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais por Kátia Alves
Carregar mais Educação

Deixe um comentário

Verifique também

CAIXA Cultural Fortaleza recebe segunda edição do Festival Danças de Enfrentamento

Começa nesta quinta-feira, 1° de maio, o Festival Danças de Enfrentamento – 2ª edição, que…