
O cinema brasileiro vive um momento histórico. Neste domingo (5), a atriz Fernanda Torres foi escolhida como Melhor Atriz de Drama no Globo de Ouro de 2025 pela performance no filme “Ainda Estou Aqui”, de Walter Salles. A cerimônia aconteceu em Los Angeles, nos Estados Unidos.
A premiação, dada por especialistas da indústria do cinema, é um reconhecimento ao trabalho de Fernanda no filme Ainda Estou Aqui, no qual ela interpreta a advogada Eunice Paiva, viúva de Rubens Paiva, deputado federal assassinado durante a ditadura militar.
Fernanda concorria com grandes estrelas de Hollywood como Nicole Kidman, Angelina Jolie, Tilda Swinton, Pamela Anderson e Kate Winslet.

Há 25 anos, Fernanda Montenegro, mãe de Fernanda Torres, disputou a mesma categoria pela atuação no filme Central do Brasil, que em 1999 ganhou o Globo de Ouro na categoria melhor filme estrangeiro.
“Isso é uma prova que a arte dura na vida, até durante momentos difíceis pelos quais a Eunice Paiva passou e com tanto problema hoje em dia no mundo. Esse é um filme que nos ajudou a pensar em como sobreviver em tempos como esses. Então, para a minha mãe, para a minha família, para os meus filhos e para todos, muito obrigada ao Golden Globes”, disse Fernanda, ainda durante o discurso de agradecimento.
Tanto Ainda Estou Aqui como Central do Brasil foram dirigidos pelo cineasta Walter Salles. Este ano, na categoria de melhor filme estrangeiro, o Globo de Ouro ficou com a produção francesa Emilia Pérez.

Ainda Estou Aqui nas premiações
O filme Ainda Estou Aqui estreou internacionalmente no Festival de Veneza de 2024, um dos mais prestigiados do mundo. Na ocasião, o filme fez parte da seleção oficial, ele garantiu o prêmio de Melhor Roteiro.
Na campanha para a indicação do longa ao Oscar, Fernanda Torres foi agraciada como Melhor Atriz Estrangeira pela Critics Choice Association no Celebration of Latino Cinema & Television.
Além disso, Ainda Estou Aqui segue como um forte candidato à categoria de Melhor Filme Internacional já que integrou a lista de 14 filmes feita pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas. Os dez filmes escolhidos para concorrer na cerimônia principal serão anunciados em 17 de janeiro.