Home Saúde Combata o estresse do fim do ano com a atividade física: especialistas revelam os benefícios

Combata o estresse do fim do ano com a atividade física: especialistas revelam os benefícios

3 min read
0
0
24

O final do ano é um período marcado por diversas comemorações, mas também por muita correria e estresse. Para auxiliar na busca por mais bem-estar, a atividade física se mostra uma aliada poderosa.

Segundo Dr. Luís Pontes, clínico geral e emergencista, “a prática regular de exercícios é fundamental para a saúde física e mental, especialmente em momentos de grande pressão como o fim do ano. Ela ajuda a reduzir o estresse, melhorar o sono e aumentar a sensação de bem-estar”.

Rayson Lucas, professor de musculação do Grupo Top Up, complementa. “Durante o exercício, o corpo libera endorfinas, substâncias químicas que atuam como analgésicos naturais e geram sensação de bem-estar. Além disso, a atividade física reduz os níveis de cortisol e adrenalina, que são os hormônios associados ao estresse”, comenta.

Os benefícios da atividade física para a saúde mental vão além da liberação de endorfinas. Rayson Lucas destaca outros pontos importantes. “A prática regular melhora o sono, essencial para reduzir o cansaço e o estresse. Além disso, o exercício pode melhorar a percepção corporal e a autoconfiança, combatendo a ansiedade”, revela.

A atividade física também proporciona a oportunidade de fazer novas amizades e interagir com outras pessoas. De acordo com os especialistas, qualquer tipo de atividade física pode contribuir para a redução do estresse, desde que seja praticada de forma regular. Entram atividades aeróbicas como natação, corrida e dança.

O exercício físico também influencia diretamente a qualidade do sono. “A ciência já sabe que o exercício aumenta o tempo de descanso no estágio de sono profundo (rem), esse sono profundo é responsável pelo fortalecimento imunológico, recuperação celular e muscular”, finaliza o médico Luis Pontes.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais por Kátia Alves
Carregar mais Saúde

Deixe um comentário

Verifique também

Especialistas orientam sobre os cuidados ao consumir chás ou fitoterápicos

Ao contrário do que muitos pensam, o dito popular “Se é natural, não faz mal” é falso. Ass…