Home Cidade Cagece é destaque no I Prêmio Nacional Universalizar promovido pela Aesbe

Cagece é destaque no I Prêmio Nacional Universalizar promovido pela Aesbe

6 min read
0
0
20

A Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) conquistou o primeiro lugar em duas categorias do I Prêmio Nacional Universalizar promovido pela Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento (Aesbe). A solenidade de premiação ocorreu durante o Seminário Nacional Universalizar – Aesbe 40 anos, em Brasília, e reuniu representantes das principais companhias estaduais de saneamento do Brasil para reconhecer projetos inovadores que contribuem diretamente para a universalização e a sustentabilidade do saneamento básico no país.

A companhia ficou em primeiro lugar na Categoria Meio Ambiente com o projeto “Programa Reciclocidades: Incentivo ao Talento que Recicla”, e na Categoria Inovação, com o projeto “Usina-Modelo de Valorização Energética de Biogás”.

A Cagece também se destacou ficando em segundo lugar em duas Categorias: Segurança Hídrica, com o “Projeto Diversificação da Matriz Hídrica da RMF pela Inclusão da Dessalinização de Água Marinha”; e Justiça Ambiental, com o projeto “SISAR: Modelo de Gestão Inclusiva e Participativa para a Universalização do Saneamento na Zona Rural”.

A titular da Gerência de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da Cagece (Geped), Cailiny Medeiros, destaca os esforços empreendidos para a conquista do primeiro lugar na Categoria Inovação.

“A Cagece aposta nesse projeto desde 2013 fazendo contratos de subvenção econômica e, apesar de toda a burocracia, a usina foi construída e falta muito pouco pra ela entrar em operação. Nesse processo foram muitos aprendizados com os desafios apresentados, desde os riscos tecnológicos bem como as articulações com a UFC e outras entidades para explicar o projeto e conseguir autorizações e regularizações”, destaca.

Foto: Ascom Cagece

Cailiny explica que a usina modelo foi concebida para gerar energia a partir do biogás produzido pelos processos de tratamento de esgoto.

“A usina aproveita o lodo da estação e otimiza o processo de secagem para três dias. Ao invés do lodo ser destinado aos aterros, é utilizado para geração de energia térmica. Essa energia térmica é aproveitada na própria secagem do lodo. É um processo circular, voltado para a eficiência dos processos com geração de energia. É um projeto que sai das paredes da empresa para conquistar o país”.

Já o presidente da Cagece e da Aesbe, Neuri Freitas, celebrou o empenho das companhias participantes, destacando o papel fundamental que cada projeto desempenha na busca pela universalização do saneamento e pelo avanço sustentável do setor.

Segundo Freitas, o Prêmio Universalizar “é uma forma de inspirar e reconhecer o trabalho que impacta diretamente a vida de milhões de brasileiros, mostrando que a inovação e a responsabilidade social são pilares indissociáveis do futuro do saneamento”.

Cada projeto finalista foi selecionado com base em critérios como relevância social, inovação e impacto ambiental, avaliados por uma banca examinadora composta por especialistas do setor: Alexandre Godeiro (Ministério das Cidades), Rafael Castilho (FESPSP) e Josivan Cardoso (Abes). Os vencedores foram agraciados com troféus e prêmios que oferecem visibilidade e novas oportunidades no setor.

Os prêmios incluem:1º lugar: Inscrições para o Congresso da ABES e Fitabes 2025, com hospedagem para os autores; 2º lugar: Inscrições para o Congresso da ABES e Fitabes 2025; 3º lugar: Inscrições para o Encontro Técnico AESabesp e Fenasan 2025.

Ao todo 47 projetos foram inscritos nas cinco categorias do prêmio: Segurança Hídrica: 11 projetos; Meio Ambiente: 8 projetos; Justiça Ambiental: 8 projetos; Transição Energética: 7 projetos e Inovação: 13 projetos.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais por Kátia Alves
Carregar mais Cidade

Deixe um comentário

Verifique também

Fortaleza recebe espetáculo de Música Armorial no Teatro Celina Queiroz

No próximo dia 31 de maio, às 19h, o Teatro Celina Queiroz, na Universidade de Fortaleza (…