Home Gastronomia Confira as dicas para aproveitar as frutas maduras em casa

Confira as dicas para aproveitar as frutas maduras em casa

3 min read
0
0
34

Com o preço dos alimentos desperdício não é legal. Uma fruta madura pode ser muito bem aproveitada se tivermos as dicas certas.

Buscando evitar e combater o desperdício de alimentos e incentivar a criatividade na hora de elaborar receitas, preparamos dicas de como aproveitar as frutas maduras em novos preparos.

Como são itens perecíveis, mesmo tomando os cuidados essenciais após as compras, como a limpeza com água sanitária ou bicarbonato de sódio e o armazenamento em local correto, as frutas ainda assim podem atingir rapidamente o estado de amadurecimento. Para utilizá-las da melhor forma, o ideal é reaproveitá-lo em diferentes receitas e evitando desperdício, conforme as dicas:

  • Congelar

Bananas, mamões, abacates e frutas afins podem ser descascadas, cortadas e armazenadas – de maneira separada – em um pote no congelador. Assim, elas vão ser capazes de durar um tempo suficiente a mais para a preparação de vitaminas, smoothies e shakes sem perder o sabor.

  • Fazer doces e geleias

A goiaba e a banana, por exemplo, são frutas muito comuns na preparação de geleias e doces. Ambas são consideradas melhores para a produção justamente quando estão mais maduras, inclusive. Aproveitar os alimentos ao máximo, gerando opções de sobremesa é uma ótima pedida, e os doces e geleias são exemplos disso.

  • Fazer bolos de caneca 

Uma dica rápida para quem quer aproveitar as frutas maduras, como maçãs, morangos e bananas, é utilizá-las na massa de bolos de caneca. Além de fácil, prático e rápido, a produção ainda pode ser incrementada com especiarias para dar um sabor especial que pode fazer você deleitar-se ainda mais.

  • Preparar sucos naturais para tomar na hora

Essa é a forma mais simples de aproveitar ao máximo as frutas mais maduras. Um suco natural, para ser tomado imediatamente após o preparo, pode até ser considerado mais saboroso e docinho do que um feito anteriormente, por ter o sabor da fruta mais concentrado.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais por Kátia Alves
Carregar mais Gastronomia

Deixe um comentário

Verifique também

CAIXA Cultural Fortaleza recebe segunda edição do Festival Danças de Enfrentamento

Começa nesta quinta-feira, 1° de maio, o Festival Danças de Enfrentamento – 2ª edição, que…