Home Economia Presidente da Ceasa participa de encontro latino-americano de centrais de abastecimento

Presidente da Ceasa participa de encontro latino-americano de centrais de abastecimento

9 min read
0
0
133

O presidente da Ceasa-CE, José Leite Gonçalves Cruz, que também é diretor Regional Nordeste da  Associação Brasileira das Centrais de Abastecimento (Abracen), integra a comitiva que participa de 15 a 19 de agosto, nas cidades de Montevidéu (Uruguai) e Buenos Aires (Argentina), do Encontro Latino-Americano de Gestores de Centrais de Abastecimento. A comitiva brasileira conta ainda com representantes da Ceasa-RJ, Ceasa –PR, Ceasa – SE, Abracen, Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), além de empresários e dirigentes sindicais.

O encontro, organizado pela Abracen e pela Federação Latino-Americana de Mercados de Abastecimento (Flama), tem o objetivo de colocar em pauta o cenário futuro das centrais de abastecimento, discutir ações de segurança alimentar, legislação específica do setor e intercâmbio de projetos desenvolvidos na América Latina. A abertura oficial do evento será na quarta-feira (17), às 10h, no Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) da Província de Buenos Aires.

Para José Leite, o encontro é extremamente importante, pois atualiza os principais temas do setor. “Além, disso, permite a troca de experiências, apresenta novas perspectivas para o setor e identifica soluções para os principais problemas que vivenciamos no nosso dia-a-dia. Com certeza, serão dias bastante produtivos e enriquecedores,” explica ele.

Programação:

Segunda-feira (15/08)

A agenda terá início na Unidade Agroalimentar Metropolitana de Montevidéu (UAM), primeira plataforma logística de comercialização de alimentos por atacado no País. Os participantes serão recebidos pelo presidente da UAM, Daniel Garín, que vai falar sobre o parque logístico, que conta com 600 empresas instaladas e completou um ano em fevereiro de 2022, alcançando a marca de 360 mil toneladas comercializadas de hortigranjeiros.

Haverá também apresentações do Ministério do Desenvolvimento Agrário Argentino, de representantes do México, de autoridades locais, da Abracen e do presidente e vice-presidente da Flama, Arturo Fernandez e Raul Giboudot, respectivamente.

Terça-feira (16/08)

Neste dia, o Conselho de Administração da UAM fará um tour com os participantes pela central logística de Montevidéu, que possui 950 mil metros quadrados. Eles percorrerão o Mercado de Frutas e Hortaliças, a Área de Atividades Logísticas, a Zona de Atividades Complementares e o Mercado Multiusos.

Quarta-feira (17/08)

A abertura oficial do Encontro Latino – Americano de Gestores de Centrais de Abastecimento será às 10h, no MDA da Província de Buenos Aires, cuja sede fica dentro do Parque Pereyra Iraola, mairo parque urbano de Buenos Aires.

O encontro começará com um tour pela Reserva da Biosfera do Parque Provincial Pereyra Iraola, incluindo visita a uma fazenda do setor produtivo. Depois, operadores, técnicos, empresários, produtores rurais, dirigentes de cooperativas, associações e demais públicos de interesse no setor de mercado de abastecimento, participam do painel de abertura.

Em seguida, o ministro do Desenvolvimento Agrário da Província de Buenos Aires, Javier Rodrigues, apresentará as ações do Ministério. Haverá, ainda, apresentação do prefeito de Berazategui, cidade da grande Buenos Aires, Juan José Mussi, dos representantes da Flama e da União Mundial de Mercados.

À tarde, a representante argentina da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), Cecília Llabres, falará sobre Exportação de Alimentos. Já o vice-presidente da Federação Latino-Americana de Mercados de Abastecimento, Raúl Giboudot, discorrerá sobre Empresas Exportadoras e Importadoras.

Na seqüência, o painel Produção de Frutas, Hortaliças e Abastecimento das Cidades contará com 4 expositores: Nestor Lombardi, presidente da Câmara Argentina de Atividade Hortifrutífera (CAAF) e Manuel Martín (CAAF), falando sobre Calendário de Frutas e Verduras da Estação e Ariel Monzón , consultor de redução de perdas e resíduos. João Intini, responsável pelas Políticas e Sistemas Alimentares da FAO-Argentina, fecha a mesa falando sobre Insegurança Alimentar no País e Alta no Preço dos Alimentos. O governador da Província de Buenos Aires, Axel Kicillof, fará o encerramento das apresentações do dia 17 de agosto.

Quinta-feira (18/08)

Neste dia, será realizada uma visita técnica ao Mercado Central de Buenos Aires. Outros centros comerciais também serão visitados, entre eles o Mercado Frutícola de Avellaneda e os Mercados Atacadistas da grande Buenos Aires. Nestes locais, a comitiva brasileira vai se reunir com entidades e representantes oficiais.

A manhã de quinta-feira termina com visita à Estação Experimental Gorína, do Ministério do Desenvolvimento Agrário. O equipamento busca contribuir para o desenvolvimento sustentável do setor de horticultura e agro alimentar de Buenos Aires.

Na tarde do dia 18 de agosto, os participantes do encontro discutirão detalhes dos dois próximos grandes congressos do setor: reunião da Federação Latino-Americana de Mercados de Abastecimento, em setembro no México; e a Conferência da União Mundial de Mercados, em Abu Dhabi em outubro.

Sexta-feira (19/08)

No último dia do encontro, os participantes serão recepcionados por autoridades locais no estádio do clube do Boca Juniors. Haverá também visita à Rua Caminito, no bairro La Boca, um dos pontos turísticos mais visitados da capital argentina.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais por Kátia Alves
Carregar mais Economia

Deixe um comentário

Verifique também

Ministério da Saúde abre 3,1 mil novas vagas para programa Mais Médicos

O Ministério da Saúde abriu edital para 3.174 vagas no programa Mais Médicos. As inscriçõe…