
Comemorado no dia 1º de agosto, o dia estadual do kitesurfe e kitesurfista também celebra a sexta edição do Iron Divas, a downwind formada apenas por mulheres, que este ano farão o percurso de 300 quilômetros entre a praia do Preá-CE, o Delta Parnaíba-PI e os Lençóis Maranhenses.
“Em alguns locais onde não se conhece o cearensês (o linguajar cearense), a gente precisa explicar de onde vem esse nome, esse termo, essa brincadeira do Iron Macho, que é algo do nosso linguajar diário e não tem absolutamente nada de machista ou sexista. Pelo contrário, é uma expressão de diversão, descontração, que busca chamar atenção e é usada em situações como “vem cá, caba”, “vem aqui, macho!”, “cadê tu, macho?”, “ô macho feio!”, só isso”, explica a produtora executiva do projeto, Luciana Gomes.
Com a presença da norte-americana Nicole Acquisto, a canadense Jamie Flewelling e a alemã naturalizada brasileira Manuela Amaral, kitesurfista há um ano e que vem se preparando para o Iron Divas e o Iron Macho, com o CEO do evento, Antônio Marques.
“Nasci na Alemanha, mas moro em Brasília e pratiquei sempre o kite no Ceará, porque as condições são especiais com tudo que precisamos para desenvolver bem a atividade. Não é a primeira vez que vou fazer downwind longo, porque já fiz isso com o Marques, mas a expectativa é grande demais, porque é um percurso com muitos estados”, disse Manuela.
Dia do Kitesurf e Kitesurfista
Instituído no Ceará pela Lei Nº 16.586 , de 5 de julho de 2018, o Dia do Kitesurf e Kitesurfista passou a ser comemorado no dia 1º de agosto e celebra oficialmente a temporada de ventos no Ceará e a chegada de milhares de turistas e desportistas que vêm ao que ficou conhecida com a “Meca do Vento” no mundo.
Fonte: GE Ceará