Home Gastronomia Dia do Vinho: Crescimento do mercado pode ser benéfico para bares e restaurantes

Dia do Vinho: Crescimento do mercado pode ser benéfico para bares e restaurantes

5 min read
0
0
57

Neste domingo, 2 de junho, é o Dia Nacional do Vinho. O mercado de vinhos no Brasil vive um crescendo notável, uma melodia harmoniosa que conquista cada vez mais paladares. De acordo com a Wine Intelligence, empresa especializada em pesquisas sobre a bebida, entre 2019 e 2020, o número de consumidores regulares de vinho saltou em 3 milhões, comprovando a popularidade crescente da bebida.

Esse crescimento é impulsionado por um público cada vez mais diverso e curioso por explorar novos sabores e experiências. A Wine Intelligence revela que a população de consumidores regulares de vinho dobrou nos últimos 12 anos, passando de 22 milhões em 2010 para 44 milhões em 2022. Entre 2016 e 2021, foram consumidos mais de 20,2 milhões de litros no país, e a Euromonitor International, provedora de pesquisa de mercado, prevê que esse número dobrará até 2026, um futuro promissor para o setor.

Para 2024, as expectativas são extremamente positivas. Empreendimentos que souberem aproveitar essa oportunidade podem se beneficiar desse crescimento e aumentar sua lucratividade, brindando a um futuro promissor.

Oportunidades para Bares e Restaurantes:

Ampliar a margem de lucro: o tíquete médio do consumo de vinho é consideravelmente maior do que o de outras bebidas, o que significa que os bares e restaurantes podem aumentar seus lucros ao oferecer uma variedade de vinhos aos clientes. O vinho pode ser sugerido nos cardápios como uma forma de harmonizar os pratos.

Diversificar as ofertas: uma carta de vinhos diversificada, com rótulos para todos os gostos e bolsos, e também opções de diferentes regiões e países pode atrair novos clientes e fidelizar os já existentes, podendo assim também, gerar uma experiência diferenciada ao consumidor agradando os mais diversos paladares.

Capacitar a equipe de atendimento: profissionais treinados para auxiliar os clientes na escolha do vinho ideal garantem uma experiência ainda mais agradável. Uma equipe especializada que garante a satisfação dos clientes, atualmente existem diversos cursos dos mais variados valores de sommelier de vinhos, opção que pode ser válida para o treinamento da equipe.

O mercado de vinhos no Brasil está em franca expansão e as perspectivas para 2024 são extremamente positivas. Bares e restaurantes que souberem aproveitar essa oportunidade podem se beneficiar desse crescimento e aumentar sua lucratividade, brindando a um futuro promissor.

Qualidade e custo benefício

Atualmente, temos uma oferta de vinhos de excelente qualidade e com ótimo custo-benefício. É possível comprar rótulos por preços mais acessíveis. Para o setor de bares e restaurantes o tíquete médio do consumo de vinho é consideravelmente maior do que o de outras bebidas, o que significa que os bares e restaurantes podem aumentar seus lucros ao oferecer uma variedade de vinhos aos clientes. O vinho pode ser sugerido nos cardápios como uma forma de harmonizar os pratos.

Diversificar as ofertas: uma carta de vinhos diversificada, com rótulos para todos os gostos e bolsos, e também opções de diferentes regiões e países pode atrair novos clientes e fidelizar os já existentes, podendo assim também, gerar uma experiência diferenciada ao consumidor agradando os mais diversos paladares.

 

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais por Kátia Alves
Carregar mais Gastronomia

Deixe um comentário

Verifique também

Enem 2025: saiba critérios para pedir isenção da taxa de inscrição

As pessoas que solicitaram isenção da taxa de inscrição para o Exame Nacional do Ensino Mé…