
As companhias aéreas da Azul e Gol estariam com negociações avançadas para realizar processo de fusão entre as duas empresas. A ideia é a criação de uma empresa com a integração das ações da Gol com as da Azul, mas sob controle dessa última.
A agência Bloomberg informou em março que a Azul contratou o Citigroup e a Guggenheim Partners para explorar um acordo com a Gol, que está se reestruturando depois de enfrentar dificuldades para lidar com pagamentos de dívidas e custos de combustível.
Na prática, de acordo com a Bloomberg, esta estratégia seria vantajosa para a Azul, pois ao combinar negócios, ela permite que a empresa controle a concorrente na prática, sem a necessidade de aumentar sua dívida com o desembolso de uma grande quantia de dinheiro, o que ocorreria caso tivesse que comprá-la diretamente.
Já o grupo Abra, que controla atualmente a Gol, manteria participação na nova empresa, mas agora, sem o controle acionário. Além de manteria sua participação na Avianca Holdings, que opera voos em outros países da América Latina
Embora ambas as companhias aéreas atendam algumas rotas de grande tráfego, a Gol está mais concentrada em voos entre São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília, enquanto a malha da Azul está mais para outras cidades , sendo mais ampla.
Fonte: Infomoney