
O longa-metragem do diretor cearense Karim Aïnouz,”Motel Destino”, foi selecionado para competição pelo principal prêmio do Festival de Cannes, a Palma de Ouro. O evento acontece entre os dias 14 e 25 de maio.
O filme, um thriller erótico, marca a sexta passagem do diretor no festival. No ano passado, Aïnouz também foi indicado ao principal prêmio com “Fireband”. Desta vez, o cearense concorre com nomes como Francis Ford Coppola, com “Megalopolis”, e Yórgos Lánthimos, com “Kinds of Kindness”.
“É sempre muito emocionante ter um filme selecionado para o Festival de Cannes. Embora seja a minha sexta vez aqui, parece a primeira. Foi lá que estreei com ‘Madame Satã’, há mais de 20 anos, exibi na Quinzena dos Realizadores ‘Abismo Prateado’ e fui premiado com ‘A Vida Invisível’ na mostra Un Certain Regard. Foi no festival que dividi com o grande público ‘Marinheiro das Montanhas’, um filme tão pessoal sobre a história dos meus pais, e também ‘Firebrand”, afirmou o diretor.
Temática recorrente na filmografia de Karim Aïnouz, o erotismo é o pano de fundo do longa. O diretor apontou suas lentes para as cores fortes e vibrantes do litoral nordestino, que dão a tônica visual-narrativa da nova obra.
“Hoje meu coração está em festa. Retornar ao festival com um filme que marca a minha volta ao Brasil, depois de tanto tempo longe e de quatro anos de um governo fascista, é uma comemoração dupla, uma volta dobrada para casa. ‘Motel Destino’ é um filme insaciável, sedento e sensual. Nesse retorno, me dei o prazer de explorar novas possibilidades estéticas e dramatúrgicas. Sob o sol implacável do Ceará, ousei sonhar um filme novo, com muito suor, tesão, alegria e a vitalidade própria de quem tem fome de existir”, diz o diretor.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2024/n/N/XRJ6W2RMyXhnNiTKQERg/motel-destino-credito-maria-lobo-1-easy-resize.com.jpg)
“Motel Destino” foi rodado inteiramente no Ceará. O estabelecimento na estrada do litoral do estado é o pano de fundo da história do jovem Heraldo, que chega em uma noite e transforma o cotidiano do local. Além do diretor Karim Aïnouz, a produção traz um elenco de talentos locais como Nataly Rocha e Iago Xavier (que formam o trio protagonista com Fábio Assunção), Yuri Yamamoto, Fabíola Líper, Jupyra Carvalho e Renan Capivara. Destaque também para o roteirista Wislan Esmeraldo.
O brilho de “Motel Destino” em Cannes já começou. Além dos esforços, dedicação e fazeres artísticos envolvidos no filme, a indicação em Cannes reafirma o papel transformador das políticas públicas em cultura. A produção que estreia internacionalmente contou com patrocínio do Governo do Estado, por meio da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará).
“É com grande alegria que recebemos a notícia que o filme ‘Motel Destino’, de Karim Aïnouz, concorrerá na categoria principal do Festival de Cannes, um dos maiores festivais de cinema do mundo. No ano em que celebramos os 100 anos do Cinema Cearense, esse reconhecimento só reforça a potência do nosso audiovisual e a importância dos investimentos nas políticas de incentivo à formação, produção, distribuição e democratização do acesso ao Cinema e ao Audiovisual no Ceará”, afirma a secretária da Cultura do Ceará, Luisa Cela.
O investimento em cultura também gera frutos na formação de profissionais para o mercado audiovisual. A narrativa de “Motel Destino” nasceu da parceria de Karim com o Laboratório de Cinema da Porto Iracema das Artes, escola de formação em artes da Secult Ceará, gerida em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM).

O filme é uma produção da Cinema Inflamável e Gullane, coproduzido internacionalmente pela francesa Maneki Films e pela alemã The Match Factory, em associação com Brouhaha Entertainment e Written Rock Films (UK). O filme também é coproduzido por Globo Filmes, Telecine e Canal Brasil e conta com o patrocínio da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará.
De Beberibe a França
“Motel Destino” marca um recorde no cinema nacional. É a sexta vez que Karim exibe um longa-metragem no prestigioso festival francês. Beberibe (79 km de Fortaleza) foi o cenário das filmagens.
Sob o céu em chamas numa beira de estrada do litoral cearense, conhecemos o Motel Destino. O lugar é palco de jogos perigosos de desejo, poder e violência. Uma noite, a chegada do jovem Heraldo (Iagp Xavier) transforma em definitivo o cotidiano de Dahyana (Nataly Rocha) e Elias (Fábio Assunção).
Palma de Ouro 2024: veja lista completa de indicados
- “All We Imagine as Light”, por Payal Kapadia
- “Beating Hearts”, por Gilles Lellouche
- “Anora”, por Sean Baker
- “The Apprentice”, por Ali Abbasi
- “Bird”, por Andrea Arnold
- “Caught by the Tides”, por Jia Zhang-Ke
- “Emilia Perez”, por Jacques Audiard
- “The Girl with the Needle”, por Magnus von Horn
- “Grand Tour”, por Miguel Gomes
- “Kinds of Kindness”, por Yorgos Lanthimos
- “Limonov: The Ballad”, por Kirill Serebrennikov
- “Marcello Mio”, por Christophe Honoré
- “Megalopolis”, por Francis Ford Coppola
- “Motel Destino”, por Karim Aïnouz
- “Oh, Canada”, por Paul Schrader
- “Parthenope”, por Paolo Sorrentino
- “The Shrouds”, por David Cronenberg
- “The Substance”, por Coralie Fargeat
- “Wild Diamond”, por Agathe Riedinger