Home Cidade Prefeitura inaugura Escola Pública de Artes Visuais no Complexo Vila das Artes

Prefeitura inaugura Escola Pública de Artes Visuais no Complexo Vila das Artes

9 min read
0
0
109

O Complexo Vila das Artes celebrou, nesta terça-feira (9), na Casa Barão de Camocim, a inauguração da Escola Pública de Artes Visuais. O equipamento público é vinculado à Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria da Cultura de Fortaleza (Secultfor), e gerido pelo Instituto Cultural Iracema. A inauguração contou com a cerimonialista e artista Camilly Leycker, o DJ Jayro Ikari, o caricaturista Jeremias, a grafiteira Dinha Ribeiro e a cantora e performer Gabi Dorato.

A abertura da escola representa um marco significativo no desenvolvimento cultural da cidade. O equipamento surge como uma resposta à necessidade de fomentar o talento artístico local e proporcionar oportunidades educacionais para todos os interessados em explorar as vastas possibilidades das artes visuais.

Com objetivos centrais que abrangem desde a compreensão das técnicas tradicionais até a promoção da compreensão das linguagens visuais contemporâneas, a escola compromete-se a capacitar estudantes para expressarem sua criatividade de maneira autêntica e inspiradora.

Segundo Roberto Viana, secretário municipal da Cultura, o espaço contribui para a formação de futuros artistas e concretiza o sonho de muitos fortalezenses que aguardavam ansiosos pelo espaço.

“Fortaleza está surfando uma boa onda da cultura, de um tempo pra cá nós temos nos dedicado a fazer muitas movimentações que eram necessárias para a cidade, agora estamos entregando a Escola Pública de Artes Visuais, que está dentro do complexo da Vila das Artes, local que contempla diversas outras linguagens. Então, ganha a cidade de Fortaleza, a classe artística, os futuros e os presentes artistas que terão a possibilidade de ter uma escola, um ambiente completamente formativo, de ação cultural e que vai estar dando apoio para essa e todas as próximas gerações”.

De acordo com Renê Dias, coordenador da Escola Pública de Artes Visuais, o equipamento é um dos mais aguardados pela classe artística da cidade desde 2011.

“Essa inauguração é um momento importantíssimo para Fortaleza, para a classe e para essa linguagem tão importante pra nossa cidade. Por isso, é um momento de comemoração porque nesse mês de abril nós estamos convocando a sociedade civil para a leitura da minuta do primeiro edital de propostas formativas e pretendemos lançar o edital já no mês de maio”, explicou, compartilhando a expectativa para o início das atividades.

Serão destinadas mil horas aulas para o edital de propostas formativas. Estão previstas 1.250 vagas e até 50 ações formativas para o ano de 2024. O equipamento oferecerá acesso gratuito a diversos cursos livres, de curta e média duração, nos espaços físicos e virtuais do Complexo Cultural Vila das Artes, com o objetivo de oportunizar e descentralizar ações formativas em diversas áreas das artes visuais: história, técnicas, apreciação, crítica, cadeia produtiva, entre outras.

Elenilton Jorge, diretor-presidente do Instituto Cultural Iracema (ICI), reforçou a importância do equipamento para a cidade.

“A nossa proposta de inaugurar essa Escola já vem desde o primeiro plano de governo da atual gestão. É um momento de festa e de celebração porque é um anseio antigo da cidade, da população e de todos que fazem a linguagem ligada às artes visuais. Esse equipamento já é esperado há muitos anos e a equipe não mediu esforços para que ele se tornasse realidade nesse momento”, disse.

Elenilton ainda lembrou da Escola de Música, recentemente inaugurada. “Tivemos a Escola de Música recém inaugurada e, agora, a de Artes Visuais que com a primeira oficina, o edital teve uma demanda acima de qualquer expectativa”, finalizou.

Desde criança, a ilustradora Maria Amanda tem afinidade com a arte e desenhos, mas muito cedo percebeu a desvalorização dos artistas no Brasil. De acordo com ela, ela “era a aluna que queria ser artista”, mas não teve muito apoio das pessoas. Para Maria, ver a Escola de Arte nascendo é acompanhar diversos jovens artistas terem a coragem e o apoio para se aventurarem nesse mercado e realizarem seus sonhos.

“A inauguração da Escola é um passo importante para mais pessoas terem oportunidade de entrar nessa área, que é uma área pouco valorizada aqui no Brasil. Vai ser importante para a comunidade, porque pra ser artistas é caro, tanto para comprar material quanto para conseguir estudos, então ter um espaço para acolher os novos artistas é importante”, contou animada.

A Escola fica localizada no Complexo Vila das Artes, no Centro. O horário de funcionamento será de segunda a sexta-feira, de 8h às 20h, recebendo alunos de todas as idades.

Complexo Vila das Artes

A Vila das Artes é um complexo cultural da Prefeitura de Fortaleza, vinculado à Secretaria Municipal da Cultura (Secultfor) e gerido pelo Instituto Cultural Iracema (ICI). A Vila das Artes se firma como espaço de formação, difusão e produção em diferentes linguagens artísticas e conta com as escolas de Teatro, Dança, Audiovisual, Circo, Música e Artes Visuais, além da Biblioteca da Vila e a Casa do Barão de Camocim, que recebe diversas exposições e o Salão de Abril.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais por Kátia Alves
Carregar mais Cidade

Deixe um comentário

Verifique também

Jair Bolsonaro tem alta após três semanas internado em Brasília

Após três semanas internado no Hospital DF Star, em Brasília, o ex-presidente Jair Bolsona…