
A Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza (Secultfor), em parceria com o Instituto Cultural Iracema (ICI), realiza a abertura do 75º Salão de Abril na próxima segunda-feira (1º), às 19h, no Centro Cultural Casa do Barão de Camocim.
Aos 80 anos, o renomado artista Descartes Gadelha é o grande homenageado da mostra. A exposição seguirá aberta para visitação, de 1 de abril a 29 de junho, de terça a sexta-feira, das 10h às 17h, e aos sábados, das 10h às 16h. O acesso é gratuito.
Durante a abertura, os visitantes poderão conferir as obras dos 38 artistas selecionados no edital, além da exposição de duas obras do artista Descartes Gadelha.
Os visitantes poderão conferir as obras que compõem a edição de 2024 da mostra, entre instalações, fotografias, pinturas, ilustrações, performances e outros trabalhos. Durante o período que se estende até 29 de junho, o Salão de Abril apresentará uma programação diversificada, incluindo uma ampla variedade de arte, performances, seminários e intervenções artísticas.
Para o secretário da Cultura de Fortaleza, Elpídio Nogueira, a mostra segue como uma das mais importantes do cenário nacional e é um momento importante de reconhecimento dos artistas do Nordeste.
“O Salão de Abril é um marco na cultura de Fortaleza e no panorama artístico nacional. Uma grande oportunidade de apreciar o talento dos nossos artistas e celebrar a riqueza da arte brasileira. É sempre recompensador promover e viver esse evento tão grandioso e histórico”, destacou o secretário Elpídio.
“É com imensa honra que celebramos a abertura do 75º Salão de Abril, uma jornada de sete décadas enaltecendo a diversidade cultural nordestina. Neste ano, prestamos uma justa homenagem ao ilustre artista Descartes Gadelha, cuja obra expressionista encanta e emociona”, reforçou Elenilton Jorge, diretor presidente do Instituto Cultural Iracema. Com 38 trabalhos de talentosos artistas da região, a exposição no Centro Cultural Casa do Barão de Camocim promete enriquecer os sentidos e ampliar horizontes até 29 de junho, completou.
O renomado artista Descartes Gadelha é o homenageado da 75ª edição do Salão de Abril. Nascido em Fortaleza, em 18 de junho de 1943, Descartes é reconhecido como um artista expressionista. Sua obra, marcada por um lirismo singular, retrata com sensibilidade os traços do comportamento humano. O artista cearense tem sido um observador atento do cotidiano, representando de forma autêntica os personagens populares do Nordeste.