Home Agenda Secretaria da Cultura lança no Instituto dos Surdos o Ciclo Ceará da Paixão 2024

Secretaria da Cultura lança no Instituto dos Surdos o Ciclo Ceará da Paixão 2024

8 min read
0
0
102

Nesta quarta-feira (27), a partir das 8h, a Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará) lança o Ciclo Ceará da Paixão 2024, no Instituto Cearense de Educação dos Surdos, em Fortaleza. Aberto ao público, o evento conta com apresentações acessíveis e inclusivas dos alunos do instituto sobre a Semana Santa e a Páscoa. A programação encerra com a encenação da Paixão de Cristo, pelo Grupo de Arte e Cultura Parresia.

 Ceará da Paixão e Fomento 

O Edital Ceará da Paixão compõe a política de Patrimônio Cultural Imaterial para o fomento de bens, produtos e serviços relacionados às manifestações populares do Ciclo da Semana Santa no Estado. Em sua 18ª edição, foram selecionados 56 projetos, divididos nas categorias: Espetáculo Cênico da Paixão de Cristo; Manifestação Tradicional Popular – Penitentes, Incelências, Caretas, Procissão de Fogaréu; Manifestação Tradicional Popular – Queimação de Judas; e Culturas Camponesas.

Até 31 de março, esses se apresentam em diversas regiões do Estado, contemplando sertão, serra e litoral, além da capital e Região Metropolitana. A programação pode ser conferida no site da Secult Ceará e no Instagram.

Diego Zaranza, que faz parte da Coordenadoria do Patrimônio Cultural e Memória da Secult Ceará, explica sobre a importância da realização do fomento nas categorias citadas, como forma de preservação da nossa cultura.

“O Ciclo Ceará da Paixão é de grande importância para a Cultura Popular Cearense, estando relacionado às festividades da Semana Santa, com queima de Judas e encenações que recontam a história da Paixão de Cristo. Neste ciclo, as manifestações tradicionais como a Procissão de Penitentes; Procissão de Fogaréu, Cortejo à luz de velas e/ou tochas, ao som de tambores, rememoram a trajetória dos últimos momentos de Cristo na Terra; e os Caretas, que são brincantes caracterizados com máscaras, chicotes, chocalhos, roupas esfarrapadas e/ou partes dos corpos pintadas para dificultar o reconhecimento e que perambulam em busca de esmolas para oferecer ao Divino, junto ao sacrifício de Judas”.

Foto: Ângelo da Silva Paula

Festa e fé: as paixões do povo cearense em devoção

O lançamento faz parte do projeto “Festa e fé: as paixões do povo cearense em devoção”, da Associação Cultural Canto da Jandaia (ACCJ), que integra o 18º Ciclo Ceará da Paixão (Secult CE). O projeto inclui ainda inscrição, formação e seleção de pesquisadores, acompanhamento dos projetos em campo (capital e interior), realização do Seminário de Avaliação e Planejamento e Roda de Conversa sobre Letramento Racial, além da organização de catálogo com dados dos grupos tradicionais e indicadores do Ciclo.

O tema “Festa e fé: as paixões do povo cearense em devoção”, “parte da compreensão da complexidade que tem em si as manifestações da cultura popular, que, mesmo quando celebram, sob o signo religioso, a dor e o sofrimento, incorporam elementos de festa e folia, de divertimento, de crítica social de fé na vida melhor, na nova vida, na ressurreição – um renascimento, em vida, que possibilite outras experiências em continuidade ao que se vive, buscando e promovendo melhorias”, explica o curador, Aterlane Martins.

“É nesse sentido que a fé dos Penitentes, das Incelências na oração e no flagelo se misturam ao riso e à folia dos Caretas e da Queimação de Judas, na representação da Paixão e Morte de Cristo, ou da Procissão do Fogaréu, e sua Ressurreição que finda esta história com uma mensagem de esperança, de fé cumprida, de festa. Eis a essência das culturas populares: diversidade e complexidade”, conclui o curador.

Serviço:

Lançamento do XVIII Ceará da Paixão 2024

Data: 27/03 (Quarta-feira)

Horário: A partir das 8h

Local: Instituto Cearense de Educação dos Surdos – (Av. Rui Barbosa, 1970 – Aldeota)

Programação

7h30 – Acolhida: Instituto dos Surdos

8h – Apresentação “Paixão de Cristo” – Instituto dos Surdos

8h20 – Apresentação “Os Símbolos da Páscoa” – Instituto dos Surdos

8h30 – Lançamento do XVIII Ciclo Ceará da Paixão 2024 – Secult CE

8h50 – Apresentação do Grupo de Arte e Cultura Parresia

Encerramento

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais por Kátia Alves
Carregar mais Agenda

Deixe um comentário

Verifique também

Escola de Música da Vila das Artes recebe concertos, lançamento de álbum, palestra e apresentação musical

A programação musical da Vila das Artes está repleta de atrações. A Escola Pública de Músi…