Home Saúde Março Amarelo: Evento reúne mulheres e profissionais de saúde para discutir a endometriose

Março Amarelo: Evento reúne mulheres e profissionais de saúde para discutir a endometriose

4 min read
0
0
92

Março é o Mês Mundial de Conscientização sobre a Endometriose, uma doença inflamatória, caracterizada pelo crescimento do endométrio (tecido que reveste o interior do útero) fora da cavidade interna do órgão. Atinge 1 em cada 10 mulheres e, apesar dessa alta incidência, existe uma demora entre o início dos sintomas e o diagnóstico da endometriose em todo o mundo.

Para falar mais sobre a endometriose e promover a conscientização de pacientes, familiares e profissionais de saúde, a Sociedade Brasileira de Endometriose (SBE) e as associações de mulheres ligadas à causa promovem neste sábado, 16 de março, o SBE e Elas. O evento ocorrerá simultaneamente em nove cidades brasileiras.

Em Fortaleza, o SBE e Elas é realizado pelo Grupo de Apoio às Mulheres Portadoras de Endometriose do Ceará (Gampece). Para Liana Herculano, cofundadora e coordenadora do grupo, informação “salva vidas”. Ela acrescenta que a ampliação do conhecimento das mulheres sobre a doença e seus sintomas pode diminuir o tempo de diagnóstico da endometriose, que no Brasil é, em média, 7 anos.

O Dr. Sidney Pearce, delegado da SBE no Ceará, explica que um dos principais sintomas da endometriose é a dor no período menstrual que vai aumentando com o tempo e pode incapacitar as mulheres de suas atividades habituais. Ele destaca, ainda, que a doença pode causar dor pélvica crônica ou difusa fora do ciclo, dor durante as relações sexuais, dor ao urinar ou evacuar e dificuldade para engravidar.

O SBE e Elas é gratuito e as vagas são limitadas. As atividades acontecem em Fortaleza no auditório da Associação Cearense de Ginecologia e Obstetrícia (SOCEGO). Os interessados em participar devem fazer sua inscrição online por meio do link https://linktr.ee/GAMPECE, onde também está disponível a programação científica do evento.

A atividade conta com apoio projeto de extensão da Universidade Federal do Ceará, Mulheres e Novelos, do Núcleo de Endometriose e Cirurgia (NECi), da Clínica Sidney Pearce, da Clínica Saúde da Mulher, da Arcanmed e do Grupo Vertical.

Serviço:

SBE e Elas

Dia 16, das 8h às 12h e das 14h às 17h

No auditório da Associação Cearense de Ginecologia e Obstetrícia (SOCEGO)

Rua João Carvalho, 800 – sala 1003

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais por Kátia Alves
Carregar mais Saúde

Deixe um comentário

Verifique também

Mais de 32 milhões são autônomos informais ou trabalham sem carteira

Cerca de 32,5 milhões de trabalhadores brasileiros atuam como autônomos de modo informal (…