
Como anda sua relação com a comida? Seus hábitos alimentares? E sua rotina durante toda a semana, tem seguido um plano alimentar saudável? O que você tem feito você manter uma alimentação mais equilibrada? Pesquisa realizada pela plataforma Opinion Box revela que 46% dos brasileiros se consideram relativamente saudáveis e prezam uma alimentação saudável, enquanto apenas 11% não consideram seus hábitos saudáveis. Isso mostra que uma dieta com frutas, verduras e hortaliças, por exemplo, têm enchido o carrinho de supermercado dos brasileiros.
A dona de casa Fabíola Diniz, 48 anos, mora em Fortaleza e faz parte do grupo de brasileiros que investem em hábitos alimentares saudáveis. Ela tem uma dieta bem equilibrada e faz atividade física cinco vezes por semana. Apesar de gastar mais nas idas ao supermercado, considera um investimento para que possa usufruir de mais qualidade de vida, bem-estar e aproveitar melhor os momentos em família.
O levantamento revela que 49% dos brasileiros compram em supermercados. Mesmo assim, 40% pedem comida via delivery diariamente. Fabíola se encaixa nos 18% da pesquisa que usam aplicativos de entrega uma ou duas vezes na semana. E isso ocorre justamente aos fins de semana, quando ela deixa um pouco a dieta de lado.
A consumidora também está no grupo dos 52% que se alimentam melhor de segunda a sexta-feira, segundo a pesquisa. “No decorrer da semana, procuro seguir corretamente a dieta passada pela minha nutricionista, para aproveitar no sábado e domingo”, afirma.
Oportunidades
Membro do Conselho Regional de Economia do Ceará (Corecon-CE), Wandemberg Almeida observa que o setor de alimentação saudável é um nicho que não para de crescer no Brasil e em todo mundo, por isso, merece mais atenção por parte das empresas, pois oferece diversas oportunidades de negócio.
“O segmento movimenta mais de R$ 30 bilhões por ano no mercado nacional, o que faz o Brasil estar entre os cinco maiores mercados e com forte tendência de crescimento para os próximos anos. Existe uma grande preocupação por parte da população com a saúde, e a busca de acesso a informações leva as pessoas a entenderem a importância de uma alimentação saudável. Isso gera um crescimento expressivo do mercado fitness, além do papel de influenciadores digitais na divulgação por bons hábitos alimentares”, diz.
Preço
A Opinion Box aponta que os preços dos alimentos saudáveis, geralmente mais elevados, ainda impede 39% dos consumidores brasileiros de manter uma dieta balanceada. Outros 51% se deixam influenciar pelo preço na hora das compras. Assim como Fabíola Diniz, 65% dos brasileiros optam por uma alimentação saudável, preocupados com a saúde.
Outro estudo, realizado pela Associação Brasileira das Empresas de Benefícios ao Trabalhador (ABBT), mostra que, embora o preço tenha relevância na escolha da refeição, a conveniência é um fator determinante na hora da compra para 51% dos consumidores. Entre as outras razões de escolha, estão: hábito (46%), indulgência (45%), e preços e promoções (33%).
“O brasileiro, em geral, já tem uma rotina cansativa e desgastante. É preciso priorizar os cuidados com o corpo e prevenir possíveis doenças no futuro. Alimentação saudável é sinônimo de autocuidado”, acrescenta Fabíola.