Home Educação UFC ganhará novo hospital universitário no Porangabuçu; MEC garante R$ 150 milhões

UFC ganhará novo hospital universitário no Porangabuçu; MEC garante R$ 150 milhões

5 min read
0
0
178

A Universidade Federal do Ceará (UFC) deferiu, durante a 130ª sessão ordinária do Conselho Universitário (Consuni), o recebimento de imóvel doado pelo Instituto de Ciências Médicas Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ICM) para a construção do novo hospital universitário, no Campus de Porangabuçu. Com a aprovação da proposta pelo Consuni, está previsto o prazo de 18 meses para o término das obras.

O reitor da UFC, Custódio Almeida, conversou sobre o assunto com o ministro da Educação, Camilo Santana (PT), que se comprometeu a destinar recursos na ordem de R$ 150 milhões para custear a conclusão das obras do equipamento, cuja gestão será assumida posterior e integralmente pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

Com a Ebserh assumindo o novo hospital, o antigo prédio do Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC) ficará a cargo da UFC e há possibilidades sendo discutidas para o uso, como a reabertura do serviço de emergência, que não funciona desde a década de 1990.

Localizado entre as ruas Ana Nery, 1380; Monsenhor Furtado, 958; e Coronel Nunes de Melo, no bairro Rodolfo Teófilo, segundo o relator, o imóvel, que já passou por duas avaliações técnicas, não possui ônus nem impedimentos legais, de natureza orçamentária ou de sustentabilidade financeira futura para que a UFC o receba como pagamento total ou parcial da dívida.

Uma das avaliações, feita por iniciativa do ICM, estipulou o valor de R$ 33,4 milhões, enquanto outra, realizada pela própria UFC, chegou ao montante superior a R$ 37,1 milhões, o que ultrapassa o valor da dívida.

A segunda avaliação também aferiu que as estruturas já construídas do futuro hospital se encontravam, de um modo geral, em bom estado de conservação.

Investimentos

A respeito do novo hospital, a vice-diretora da Faculdade de Medicina, professora Danielle Macêdo Gaspar, afirmou que a proposta é bem-vinda para melhorar a questão da segurança dos pacientes e do treinamento dos estudantes.

A diretora da Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem (FFOE), professora Ana Karina Bezerra Pinheiro, concordou com a importância de se ter mais espaços formativos para os cursos da área da saúde. “Eu acredito que essa estrutura ampliada, melhor qualificada vai dar suporte, especialmente para a formação dos nossos discentes”, reforçou a diretora.

Kátia Alves

Editora-chefe do Contexto Notícias é jornalista formada pela Unifanor em 2006, pós-graduada pela Unichristus em MBA em Gerência de Marketing, Assessoria de Comunicação pela Estácio e Língua Portuguesa pela UniAteneu. Foi jornalista da TV Verdes Mares, TV Fortaleza e TV Ceará. Passou pelos site Pirambu News (@pirambunews), Mídia (@somosmidia) e Conexão 085 (@conexao085oficial). Passou pelas assessorias do Instituto Isa Magalhães e Superintendência Federal de Agricultura.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais por Kátia Alves
Carregar mais Educação

Deixe um comentário

Verifique também

XVIII Festival de Quadrilhas Raízes do Meu Ceará tem quatro dias de programação na Praça da Estação JK

Mais de 20 grupos da cultura popular participam do XVIII Festival de Quadrilhas Raízes do …