Home Saúde Prefeitura de Fortaleza realiza pagamento do piso da enfermagem

Prefeitura de Fortaleza realiza pagamento do piso da enfermagem

8 min read
0
0
165

A Prefeitura de Fortaleza efetivará o pagamento do complemento do piso da enfermagem na quarta-feira (20), conforme antecipado pelo prefeito José Sarto. A folha complementar cobre os meses de maio a agosto, ultrapassando o valor de R$ 21 milhões. Os recursos são repassados pelo Ministério da Saúde e o Município fica responsável pelo pagamento dos encargos, cerca de R$ 3,9 milhões nessa primeira parcela retroativa.

A Prefeitura de Fortaleza também garantiu o piso para os técnicos de enfermagem do Instituto Dr. José Frota (IJF) e de equipamentos da Secretaria da Saúde, que ingressaram como auxiliares, mas foram enquadrados por lei e atuam como técnicos.

O Ministério da Saúde só considera o cargo de origem, portanto o Município aportará R$ 5,9 milhões referente ao primeiro pagamento dos meses de maio a agosto. A parcela deve ficar em torno de R$ 1 milhão por mês. Os aposentados também recebem o complemento com recursos da Prefeitura, são 523 beneficiários e um aporte de R$ 1,1 milhão do Município, somando maio a agosto.

“São esforços para garantir isonomia e atender ao direito adquirido por essa categoria, nosso compromisso”, reforça o secretário do Planejamento, Orçamento e Gestão, João Marcos Maia. O cálculo definido pelo Município para complementação de folha, até o alcance do piso, levou em conta somente o salário base, não incluindo gratificações, o que elevou o ganho financeiro para enfermeiros e técnicos de enfermagem, garantindo o melhor cenário para a categoria.

Segundo o Supremo Tribunal Federal (STF), a carga horária considerada para o piso é de 44 horas semanais, sendo proporcional nos casos de contratos com carga horária inferior. As demais parcelas, dos meses de setembro a dezembro, além do 13º salário, referente ao ano de 2023, serão pagas conforme os repasses do Governo Federal aos municípios. Para Fortaleza, até o momento, esses valores equivalem aproximadamente a R$ 8,4 milhões mensais.

A Prefeitura ressalta que mesmo com o processo de busca ativa das informações, alguns servidores apresentam inconsistência de informações exigidas pelo Ministério da Saúde. Nesses casos, o complemento do piso não está contemplado na folha do dia 20 de setembro e o servidor deve procurar o setor de Gestão de Pessoas do seu órgão de lotação para sanar o problema.

Filantrópicas e prestadores que atendem 60% dos pacientes pelo SUS

Em Fortaleza, os profissionais da enfermagem que atuam em instituições privadas ou filantrópicas que atendem pelo menos 60% dos pacientes pelo Sistema Único de Saúde (SUS) também serão contemplados, dentro das regras estabelecidas e dos valores disponibilizados pelo Governo Federal.

A Prefeitura realizará o aporte financeiro para as organizações, após estas repassarem as informações técnicas referentes aos seus profissionais. A Prefeitura de Fortaleza criou um sistema para o repasse desses dados e as entidades já iniciaram o envio das informações.

Piso Nacional da Enfermagem

O Piso Nacional da Enfermagem foi instituído pela Lei Federal nº 14.434/2022. O documento orienta que enfermeiros receberão R$ 4.750,00; técnicos de enfermagem, R$ 3.325,00; auxiliares de enfermagem e parteiras, R$ 2.375,00.

Conforme o Governo Federal, deve ter acesso ao Piso Salarial da Enfermagem o profissional que esteja atuando em instituições públicas, o que abrange todas as autarquias, fundações públicas, além da própria administração direta de qualquer dos estados, municípios e Distrito Federal. Além disso, instituições privadas, filantrópicas ou não, desde que atendam pelo menos 60% dos pacientes pelo SUS, também beneficiarão seus profissionais.

O poder público federal afirma, ainda, que empresas de terceirização e cooperativas não são, a princípio, entidades elegíveis, ainda que atendam a setores governamentais de saúde.

O prosseguimento dos pagamentos, em 2024, está atrelado à continuidade dos repasses federais.

Kátia Alves

Editora-chefe do Contexto Notícias é jornalista formada pela Unifanor em 2006, pós-graduada pela Unichristus em MBA em Gerência de Marketing, Assessoria de Comunicação pela Estácio e Língua Portuguesa pela UniAteneu. Foi jornalista da TV Verdes Mares, TV Fortaleza e TV Ceará. Passou pelos site Pirambu News (@pirambunews), Mídia (@somosmidia) e Conexão 085 (@conexao085oficial). Passou pelas assessorias do Instituto Isa Magalhães e Superintendência Federal de Agricultura.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais por Kátia Alves
Carregar mais Saúde

Deixe um comentário

Verifique também

Cearense fundador do ITA receberá título póstumo de Doutor Honoris Causa pela Uece

Em uma homenagem póstuma, o fundador do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e marec…