
Uma marca que solidifica a importância do hospital regional, tanto para o atendimento para a população quanto para desafogar o congestionado ambiente hospitalar da capital é que o Hospital Regional do Vale do Jaguaribe (HRVJ) sediado em Limoeiro do Norte, atingiu os mil procedimentos cirúrgicos, com a realização de cirurgia de vesícula e hérnia umbilical, em uma paciente de 27 anos.
Inaugurado em setembro de 2022, na unidade de saúde são efetuados em média 100 procedimentos por mês, direcionando atendimentos de videolaparoscopias, tais como hernioplastia inguinal, umbilical, incisional e epigástrica, além de ressecção de tumor de partes moles, desbridamento de úlcera e colecistectomia.
Segundo a secretária de Saúde do Ceará, Tânia Gurgel, o planejamento da pasta é aprimorar o Plano Estadual de Redução das Filas de Cirurgias Eletivas.“Estamos cada vez mais tentando aperfeiçoar e melhorar esse Plano para que tenhamos pessoas da população cearense sendo operadas o mais perto possível das suas casas”, aponta a titular da Secretaria.
Recentemente com o funcionamento do setor de politrauma, a unidade de saúde passou a atuar em situações de alta complexidade, como um caso de um paciente que chegou no hospital após um acidente de moto e necessitou ser atendido com urgência para tratamento cirúrgico de hematoma intracraniano. Foi o primeiro de neurocirurgia da unidade.
De acordo com o neurocirurgião Luiz Anderson Bevilaqua, médico que atendeu o acidentado, ele revela que se tivesse que ser transferido para outro estabelecimento hospitalar distante o paciente poderia até ter morrido. A ação médica ocorreu no mesmo dia e durou 2h30 de duração.
Fonte: Diário Vale Ceará