Home Saúde Hemoce mantém certificação internacional de gestão da qualidade ISO 9001:2015

Hemoce mantém certificação internacional de gestão da qualidade ISO 9001:2015

6 min read
0
0
46

O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), equipamento vinculado à Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), conquistou a manutenção da certificação da ISO 9001:2015. Após cinco dias de auditoria, nas datas de 28 de agosto a 1° de setembro, o Hemoce manteve o reconhecimento da norma internacional.

A auditoria foi realizada nas áreas técnicas e setores administrativos da sede do Hemoce em Fortaleza e nas unidades do interior do Ceará, em Crato, Juazeiro do Norte e Iguatu. Todos os hemocentros avaliados foram recomendados pela auditora da QMS Brasil, Sheila Canos, a manter a certificação da ISO.

“Durante essa visita, pude perceber que vocês tem muita experiência e já conseguiram ultrapassar muitas dificuldades. O que posso dizer é que o Hemoce é uma referência para o país”, destaca a auditora Sheila Canos.

A certificação reconhece que os processos de produção e serviços estão adequados a normas internacionais, dando um selo de reconhecimento ao Sistema de Gestão da Qualidade. A hemorrede cearense conta com seis unidades e atende a 184 municípios.

“O Hemoce tem essa responsabilidade de oferecer para cada um e para todos o melhor que a gente pode. É uma responsabilidade muito grande, mas é nosso compromisso trabalhar com excelência. A auditoria nos diz que estamos no caminho certo e vamos continuar com esse compromisso de oferecer sempre o nosso máximo”, disse a diretora-geral do Hemoce, Luciana Carlos.

A hemorrede do Ceará foi a primeira do Nordeste a ter a certificação da ISO 9001:2015, feito conquistado em 2021, este ano a auditoria de manutenção comprovava que a certificação se mantém com alta qualidade nos produtos e serviços oferecidos pelas unidades do Hemoce.

Foto: Ascom Hemoce

Certificação

O Hemoce é certificado pela norma ISO 9001, versão 2015, no Sistema de Gestão da Qualidade no Ciclo do Sangue para os Processos de Captação de doadores, triagem, coleta, processamento, sorologia, imuno-hematologia, armazenamento, transporte, ambulatório de transfusão e distribuição. Em 2016, o escopo foi ampliado e, agora, abrange todas as áreas do Hemoce Fortaleza.

Em 2018, com a nova atualização da ISO 9001:2015, o Hemocentro de Fortaleza renovou a certificação e conquistou a certificação dos equipamentos regionais de Sobral e Crato. Em 2021, foi a vez dos hemocentros de Iguatu e Quixadá, do hemonúcleo de Juazeiro do Norte e do CDC do Hemoce Fortaleza serem reconhecidos.

No ano passado, as unidades do Hemoce em Quixadá e Sobral receberam a auditoria de manutenção e foram reconhecidas. Com a auditoria de manutenção deste ano nas demais unidades do Hemoce, toda a hemorrede do Ceará mantém a certificação da norma internacional.

Norma ISO

A ISO é uma entidade de padronização e normatização que foi criada em Genebra, na Suíça, em 1947, para manter a qualidade permanente de produtos e serviços por meio de um conjunto de ações preventivas. O nome ISO vem da sigla de International Organization for Standardization (Organização Internacional para Padronização).

A ISO 9001 designa um grupo de normas técnicas que estabelecem um modelo de gestão da qualidade para organizações em geral, qualquer que seja o seu tipo ou dimensão. A sua função é a de promover a normatização de produtos e serviços, para que a qualidade destes seja permanentemente melhorada. As diretrizes foram elaboradas por meio de um consenso internacional acerca das práticas que uma organização deve tomar a fim de atender plenamente aos requisitos de qualidade total.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais por Kátia Alves
Carregar mais Saúde

Deixe um comentário

Verifique também

Em parceria com Parque Arvorar, Instituto Retriz realiza 66ª edição do “Vem, Passarinhar” no Parque do Cocó

Com apoio do Parque Arvorar, novo parque do Beach Park que une diversão e educação ambient…