Home Cultura 33º Cine Ceará abre inscrição para mostras competitivas de longa e curta-metragem

33º Cine Ceará abre inscrição para mostras competitivas de longa e curta-metragem

6 min read
0
0
113

Estão abertas a partir desta segunda-feira (3), as inscrições para as três principais mostras competitivas da 33ª edição do Cine Ceará – Festival Ibero-americano de Cinema. São elas: Competitiva Ibero-americana de Longa-metragem, Brasileira de Curta-metragem e Mostra Olhar do Ceará.

A edição de 2023 acontecerá de 25 de novembro a 01 de dezembro em Fortaleza, com exibições no Cineteatro São Luiz e no Cinema do Dragão, equipamentos da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult/CE) geridos pelo Instituto Dragão do Mar (IDM).

Para a seleção, a curadoria do Cine Ceará prioriza trabalhos inéditos e reservará no mínimo 30% de participação para mulheres diretoras no conjunto das mostras competitivas. Todos os filmes selecionados deverão apresentar legenda descritiva para surdos e ensurdecidos em idioma português, conforme determina o Ministério da Cultura. No site do festival, www.cineceara.com, estão disponíveis o regulamento e o formulário de inscrição. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 18 de agosto.

Inscrições

A Mostra Competitiva Ibero-americana de Longa-metragem é direcionada a filmes de países da América Latina, Caribe, Portugal e Espanha, nos gêneros animação, ficção, documentário ou híbrido. Os longas inscritos devem ter sido concluídos a partir de 2022, com duração mínima de 60 minutos.

A Competitiva Brasileira de Curta-metragem é aberta a filmes brasileiros de ficção, documentário, animação ou híbrido, com duração máxima de 25 minutos, concluídos a partir de 2022, que não tenham participado do processo seletivo de outras edições do Cine Ceará.

A Mostra Olhar do Ceará é aberta a diretores cearenses, residentes ou não no Ceará. Podem ser inscritos filmes de curta-metragem, de 25 minutos no máximo, e longa-metragem com duração mínima de 60 minutos, concluídos a partir de 2022, nos gêneros de ficção, documentário, animação ou híbrido.

Foto: Luiz Alves

Premiação

Na Mostra Competitiva Ibero-americana o Troféu Mucuripe será concedido aos vencedores nas categorias: Melhor Longa-metragem, Direção, Atuação Principal, Atuação Coadjuvante, Roteiro, Fotografia, Montagem, Trilha Sonora Original, Som, Direção de Arte e Prêmio da Crítica. O Melhor Longa, eleito pelo Júri Oficial da Competitiva Ibero-americana, receberá prêmio no valor de R$ 20 mil, a ser pago sob a forma de recursos para distribuição da obra no Brasil, dentro dos critérios do regulamento.

O Júri Oficial da Mostra Competitiva Brasileira de Curta-metragem escolherá os vencedores do Troféu Mucuripe nas seguintes categorias: Melhor Curta-metragem, Direção, Roteiro e Prêmio da Crítica. Serão agraciados também com o Troféu Mucuripe o Melhor Curta-metragem e Melhor Longa-metragem na opinião do Júri da Mostra Olhar do Ceará. Todos os detalhes da seleção e premiação das mostras competitivas estão disponíveis no regulamento.

Serviço:

33° Cine Ceará – Festival Ibero-americano de Cinema

Inscrições abertas de 03 de julho a 18 de agosto para as mostras competitivas Ibero-americana de Longa-metragem, Brasileira de Curta-metragem e Olhar do Ceará desta edição, que acontecerá de 25 de novembro a 01 de dezembro de 2023. Informações: www.cineceara.com. Instagram: @cineceara, Facebook: Festival Cine Ceará. E-mail: [email protected].

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais por Kátia Alves
Carregar mais Cultura

Deixe um comentário

Verifique também

Em parceria com Parque Arvorar, Instituto Retriz realiza 66ª edição do “Vem, Passarinhar” no Parque do Cocó

Com apoio do Parque Arvorar, novo parque do Beach Park que une diversão e educação ambient…