Home Geral Instituto Revoar reforça a importância da luta contra o etarismo

Instituto Revoar reforça a importância da luta contra o etarismo

3 min read
0
0
101

O Dia Mundial de Conscientização sobre a Violência contra a Pessoa Idosa, celebrado neste dia 15 de junho, é uma importante data para refletirmos sobre o tratamento dado aos idosos em nossa sociedade. De acordo com o Instituto Revoar, braço social da Rede Memorial Fortaleza, a data é uma oportunidade de destacar a necessidade de combater a violência e promover o respeito, a dignidade e o cuidado para com os mais velhos.

Um dos principais desafios que os idosos enfrentam é o etarismo, que é a discriminação ou preconceito baseado na idade. Essa forma de discriminação pode se manifestar de várias maneiras, desde piadas ofensivas e comentários depreciativos até a exclusão social e a negação de direitos básicos.

É fundamental compreendermos que o envelhecimento é um processo natural e inevitável, é o explica a psicanalista e vice-presidente do Instituto Revoar Elaine Medeiros de Tomy.

“Todos nós vamos envelhecer um dia. Portanto, é essencial cultivarmos o respeito, a paciência e a empatia em relação aos idosos, reconhecendo o valor e a sabedoria que eles trazem para a sociedade. Devemos reconhecer que cada um deles tem uma jornada única e contribuições significativas para oferecer”, esclarece a profissional.

Além disso, devemos garantir que os direitos dos idosos sejam protegidos. Isso inclui acesso a cuidados de saúde adequados, apoio social, segurança financeira, participação ativa na comunidade e proteção contra qualquer forma de violência, abuso ou negligência. É responsabilidade de todos nós denunciar qualquer forma de violência ou maus-tratos contra os idosos e apoiar iniciativas que promovam sua segurança e bem-estar.

Ao cultivarmos uma cultura de respeito e cuidado com os idosos, estamos construindo uma sociedade mais inclusiva e justa. Vamos lembrar que o envelhecimento é uma jornada natural e que todos nós esperamos ser tratados com respeito e dignidade quando alcançarmos a velhice. O respeito aos idosos é uma manifestação de nossa humanidade e uma demonstração de compaixão e solidariedade. Juntos, podemos criar uma sociedade mais inclusiva e justa para todas as idades.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais por Kátia Alves
Carregar mais Geral

Deixe um comentário

Verifique também

Em parceria com Parque Arvorar, Instituto Retriz realiza 66ª edição do “Vem, Passarinhar” no Parque do Cocó

Com apoio do Parque Arvorar, novo parque do Beach Park que une diversão e educação ambient…