Home Entretenimento Público lota aterrinho no encerramento do Férias na PI

Público lota aterrinho no encerramento do Férias na PI

7 min read
0
0
111

Uma cidade pulsante lotou o aterrinho da Praia de Iracema neste domingo (15), no encerramento do Festival Férias na PI. A 5° edição do evento contou com três dias de festa, que iniciou na sexta-feira (13), e teve como tema “Conectando Fortalezas”. Com coleta de resíduos realizada pelo projeto Re-Ciclo, evento também deixa a marca da sustentabilidade. No último dia de shows, subiram ao palco a DJ Bugzinha, a banda Berlim Tropical, Makem e Ludmilla.

O Festival Férias na PI foi realizado pela Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza (Secultfor), em parceria com o Instituto Cultural Iracema (ICI).

“A Praia de Iracema é patrimônio histórico, cultural, afetivo e arquitetônico da nossa cidade, e a gente tem investido cada vez mais para fortalecer esse lugar de encontro, de eventos, de entretenimento”, declarou o prefeito em exercício Élcio Batista, destacando o evento como parte de um conjunto de ações e atividades relacionados com o fortalecimento de Fortaleza como capital do entretenimento. “É uma cidade que tem uma posição estratégica do ponto de vista geográfico, mas sobretudo ela é uma cidade que acolhe as pessoas, que recebe bem e que tem muito a oferecer”, qualificou.

Este ano a programação começou na sexta-feira (12) e foi até esse domingo (15), no Aterrinho da Praia de Iracema, conectando música e design, através de uma série de atividades culturais, batalha de rap, aulão de bregafunk e shows. Toda a programação do Férias na PI foi gratuita e aberta ao público. Para garantir ao público boas experiências, a realização do Festival também contou com ambulantes capacitados pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura de Fortaleza (SDE).

Re-Ciclo

O Festival também proporcionou um acréscimo na renda para os integrantes da associação Ecológica dos Coletores de Materiais Recicláveis da Serrinha e Adjacências (Acores), que participaram da coleta de resíduos durante e após a festa por meio do projeto Re-ciclo.

Como forma de contribuir com ações de sustentabilidade, o Férias na PI 2023 contou com o mesmo esquema de coleta e reciclagem de lixo que o Réveillon de Fortaleza, o maior do Norte e Nordeste. Na ocasião, o projeto Re-Ciclo, da Prefeitura, em parceria com a startup Solos e o iFood, reuniu mais de 350 catadores para recolher e reciclar, ao todo, oito toneladas de lixo ao longo dos dois dias de festa.

Além da coleta de resíduos, a Prefeitura e o Instituto Iracema providenciaram toda a infraestrutura para receber quem foi curtir os shows, desde bombeiros, policiamento, atendimento médico, controle de trânsito pela AMC e equipes do Conselho Tutelar.

Homenagem

Nesta edição, o Férias na PI apresentou o tema “Conectando Fortalezas”, com a proposta de ocupar os espaços da capital cearense com diversidade, sustentabilidade e criatividade. Desta vez, o evento fez homenagem ao trabalho dos designers cearenses, que ajudaram Fortaleza a ser escolhida Cidade Criativa do Design pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). O designer Igor Sabá assinou a cenografia do palco, inspirado na carnaúba, uma das árvores mais presentes no Nordeste do Brasil e um dos símbolos da natureza no Ceará.

Férias na PI

A primeira edição do Férias na PI aconteceu em julho de 2018 e reuniu apresentações musicais locais e nacionais, desfile de moda e encontros com influencers. Foram quatro finais de semana, cerca de 10 atrações musicais, entre bandas, cantores e DJs.

Com a edição de 2023, o Férias na PI chegou a sua quinta realização se fortalecendo como um hub de aprimoramento de talentos multi-artísticos da capital cearense, impulsionando o desenvolvimento econômico da cidade através de fluxos criativos e proporcionando experiências e movimentos que fazem nossa cidade ser a Fortaleza dos Encontros.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais por Kátia Alves
Carregar mais Entretenimento

Deixe um comentário

Verifique também

Nova rota entre Ceará e China pode aumentar importações em 20%

O Porto do Pecém, no Ceará, acaba de ganhar um reforço significativo na sua malha logístic…