Home Educação Escolas estaduais do Ceará terão disciplina de Formação para Cidadania e Controle Social em 2023

Escolas estaduais do Ceará terão disciplina de Formação para Cidadania e Controle Social em 2023

4 min read
0
0
101

As escolas estaduais do Ceará terão uma nova disciplina eletiva em sua grade curricular a partir de 2023. Os estudantes de escolas do país terão, pela primeira vez, a disciplina de Formação para Cidadania e Controle Social. A governadora Izolda Cela, disse na última quinta-feira (8), que a matéria terá como objetivo propor importantes aprendizagens e vivências sobre o controle social, sobre a compreensão do funcionamento da administração pública e deve mostrar para os jovens de onde vêm os recursos utilizados nessas atividades.

Foto: (Reprodução / Secretaria da Educação)

A nova disciplina tem como intuito desenvolver o pensamento crítico dos alunos. Os estudantes de escolas do ensino médio da rede pública estadual cearense terão acesso à grade curricular a partir do próximo ano.

A novidade foi firmada pela assinatura, nesta quinta-feira (8), de um acordo de cooperação técnica entre Secretaria da Educação (Seduc), Tribunal de Contas do Estado (TCE Ceará) e Instituto Plácido Castelo (IPC), órgão vinculado à Corte. A governadora Izolda Cela; a secretária da Educação, Eliana Estrela; o secretário da Controladoria e Ouvidoria, Aloísio Carvalho; o presidente do TCE Ceará, Valdomiro Távora; e o presidente do IPC, Ernesto Saboia; participaram do encontro, entre outras autoridades.

“É uma disciplina relacionada às importantes aprendizagens e vivências sobre o controle social, sobre a importância de os jovens compreenderem essa dinâmica do funcionamento da administração pública, de onde vêm os recursos e como devem ser aplicados, e o dever de cada cidadão em relação a isso”, definiu a governadora Izolda Cela.

“Essa parceria institucional com o Governo do Ceará, sempre com diálogo e respeitando os limites de cada um, proporciona mostrar para a juventude ferramentas para entender como é usado o dinheiro público e qual o papel do Tribunal de Contas do Estado. O controle social é ainda mais importante que o controle externo. E este é o único Tribunal de Contas que promove a oferta de uma eletiva na Educação para que possamos formar a juventude para nos ajudar a fiscalizar a boa aplicação dos recursos públicos”, destacou Valdomiro Távora.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais por Kátia Alves
Carregar mais Educação

Deixe um comentário

Verifique também

Vaticano registra fumaça branca; novo papa é eleito

Fumaça branca surgiu no início da tarde desta quinta-feira (8) da chaminé instalada sobre …