
Comemorando um resultado positivo na educação da rede pública cearense, nesta terça-feira (29), o governador Elmano de Freitas divulgou os números de 24.403 estudantes aprovados em instituições públicas e privadas de Ensino Superior, o maior registado da história até o momento. O anunciou aconteceu durante o lançamento das ações do projeto Enem: Chego Junto, Chego Bem 2025, no Centro de Eventos do Ceará.
O chefe do Executivo estadual destacou o número de aprovados e confirmou o investimento público em infraestrutura, educação em tempo integral e valorização dos professores, reafirmando a universalização do tempo integral no estado e agradecendo a parceria com o Governo Federal que possibilita o acesso dos alunos ao Programa Pé-de-Meia.
“Estamos muito orgulhos pelos nossos alunos e alunas, professores, gestores. Dá muito orgulho para o povo cearense. Nós sabemos que ainda temos muitos passos para avançar a fim de garantir que toda escola seja em tempo integral, continuar a valorizar o nosso professor, valorizar a qualificação profissional. Nós estamos acelerando os passos para colher melhores resultados da educação do Ceará”, pontua Elmano de Freitas.
Em 2023, foram mais de 22.531 aprovados. No Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024, a rede do Ceará foi líder entre as públicas do Brasil com maior número de estudantes atingindo notas acima de 950 pontos na redação. O Ceará também foi destaque com 100% dos concluintes do Ensino Médio na rede pública inscritos Exame do ano passado.
Enem: Chego Junto, Chego Bem 2025
Para motivar ainda mais os estudantes cearenses, a Secretaria da Educação do Ceará (Seduc) lançou a edição deste ano do Enem: Chego Junto, Chego Bem. A iniciativa, desenvolvida desde 2012, mobiliza e prepara os estudantes da 3ª série do Ensino Médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) para o Exame Nacional do Ensino Médio.
O objetivo é engajar as escolas em diversas ações organizadas em sete etapas ao longo de todo o ano letivo: documentação; isenção da taxa; inscrição; motivação; preparação; #Enemvou2dias e ingresso nas instituições de Ensino Superior. A ação é realizada de forma complementar ao trabalho diário desenvolvido pelos professores e gestores nas escolas, com eventos como Enem Não Tira Férias e AoGosto do Aluno.

De acordo com a titular da Seduc, Eliana Estrela, quase 100% dos alunos da rede estadual já solicitaram a isenção na taxa de inscrição do Enem 2025 – etapa cujo prazo foi prorrogado até 2 de maio. A Seduc estima 111.260 mil estudantes da 3ª série e EJA aptos a fazer o Exame 2025.
“Para nós é muito importante que nossa juventude acredite no seu potencial. O Enem Chego Junto, Chego Bem faz parte da nossa escola, da nossa rotina, exatamente para isso. E o principal, o abraço do professor, do diretor e dos colegas, incentivando”, enfatiza a secretária.